Como liderar com softwares colaborativos: 4 cases de sucesso
(81) 3126-4100 cloud@safetec.com.br

Os desafios da gestão empresarial estão se tornando cada vez mais complexos. Com a chegada das novas gerações ao mercado de trabalho, o uso da tecnologia em nuvem e da comunicação por meio de softwares colaborativos em rede se torna algo natural para as equipes e pode ser uma grande vantagem para as empresas.

O perfil do profissional moderno inclui valores como o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho, mas sem perda de produtividade.

Para isso, a mesma facilidade que tem para se comunicar via redes sociais e outros aplicativos compatíveis com os mais diversos dispositivos móveis, tem imprimido às organizações uma nova maneira de trabalhar, em que o indivíduo se sente mais livre e capaz de cumprir suas tarefas, inclusive remotamente.

Além disso, esse novo profissional confia nas informações que estão disponíveis nas redes, principalmente nas plataformas de comunicação corporativa, onde, definitivamente, os softwares colaborativos têm promovido o trabalho em equipe, a comunicação ágil, a diminuição do uso de e-mails e a centralização das informações em uma base de dados segura, a “única fonte da verdade”, sem documentos duplicados ou dificuldade de se encontrar a versão mais recente.

Veja nesta postagem 4 cases de sucesso de empresas dos mais variados ramos que passaram a empregar softwares colaborativos e alcançaram os melhores resultados.

CTA-O-que-você-precisa-saber-sobre-cloud-computing-no-brasil-e-no-mundo

Saiba mais: Como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho: supere este desafio de liderança

5 casos reais do uso de softwares colaborativos com ganho efetivo de produtividade

A possibilidade de trabalhar remotamente e em trânsito, a facilidade na troca de informações, além da segurança dos dados protegidos em servidores externos mantidos por grandes corporações especializadas em tecnologia, como o próprio Google, têm se mostrado fatores determinantes para algumas empresas que adotaram o software colaborativo baseado na nuvem e apoiado por drives compartilhados.

Confira estes exemplos de sucesso.

1- Ampla – Agência de Comunicação

Desde de 1976 atuando no mercado publicitário, a Ampla tinha como desafio diminuir as falhas de comunicação interna e com clientes causadas pelo uso de um sistema de e-mail limitado e sujeito a interrupções.

Com a adoção do G Suite, seusdrive compartilhado e diversos outros aplicativos e softwares colaborativos que fazem parte desta solução. eles sanaram totalmente os problemas, além de diminuir a necessidade de alocar horas da equipe de TI para resolver falhas e ocorrências, veja o que diz, um de seus executivos:

“O G Suite nos permitiu migrar todos os dados para nuvem de modo que hoje temos muito mais mobilidade e segurança em nossa comunicação. […] Muitas vezes não sabíamos se o cliente havia recebido o material que enviávamos, outras vezes, nós que não recebíamos. Tínhamos que ter o pessoal de TI o tempo todo por perto”

Confira aqui todos os detalhes desta história de sucesso: CASE Ampla

2- Grupo Disnove – Comercialização de Veículos

Com mais de 12 unidades onde a oferta de grande variedade de veículos e o atendimento de primeira aos clientes finais são o diferencial da empresa, o desafio do Grupo Disnove era integrar a comunicação entre todas estas unidades e ainda manter a qualidade do atendimento, com treinamentos e distribuição de informações ágeis e confiáveis.

Mais uma vez o uso do software colaborativo e de um drive compartilhado trouxe resultados expressivos, como atestam alguns de seus executivos:

“Os treinamentos eram realizados de forma isolada. Inclusive, gerando muito custo para a empresa. Temos, hoje, uma plataforma para treinamento e lançamento de novos produtos que comporta, indefinidamente, o tamanho do nosso grupo”

Eduardo Costa, gerente de T.I.C.

“Hoje temos um portal integrado com notícias, treinamentos, relatórios da qualidade, feito para os nossos colaboradores”

Luciana Kriese, gerente de Qualidade do grupo

“Jamais pensei que isso seria possível! Entregar este conteúdo, para as pessoas certas, sempre me pareceu algo fora de realidade”

Eraldo Junior, superintendente do Grupo Disnove.

Veja todos os detalhes aqui: CASE Grupo Disnove

3- IOR – Instituto de olhos do Recife

Fundado em 1968, o IOR conta hoje com 35 médicos auxiliados por mais de cem colaboradores, que, em conjunto, realizam em torno de 12 mil atendimentos mensais.

Com todo este sucesso, a comunicação interna precisava ser modernizada, para garantir um fluxo confiável de informações.

A soluções baseada no G Suite, seus softwares colaborativos e o drive compartilhado tiverem um efeito extremamente positivo, como atestam alguns de seus colaboradores:

“Com praticamente nenhum esforço, a informação está disponível para os médicos a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo, além de tornar o processo muito mais rápido e barato”

“Antes da mudança, era necessário me deslocar fisicamente até a clínica para receber meu extrato de honorários, sem contar em ter que manter toda aquela quantidade de papéis para consulta”

Veja mais sobre os resultados alcançado pela empresa: CASE IOR

4- Grupo Julietto – Alimentação

O uso do software colaborativo na empresa foi sucesso também para o Grupo Julietto, referência em alimentação fast-food no Nordeste, administrando além da marca Julietto, outras três, muito conhecidas no Estado de Pernambuco: Bom de Festa, Qin-Xian e Juba.

Com toda esta estrutura, a comunicação entre lojas e a matriz estava se tombando saturada e ineficiente, levando a direção do Grupo a adotar o G Suite, o que trouxe resultados expressivos, comprovados nas palavras de Paulo Rômulo, Diretor do Grupo:

“Não conseguíamos ver a viabilidade dos processos com as ferramentas antigas, em um ano de grandes desafios como 2014, foi fundamental ter processos inovadores, confiáveis e redutores de custo, visto que, assim, conseguimos manter a rentabilidade e a equipe motivada. Sabemos que o retrabalho provoca descrédito nos processos e cria morosidade nas avaliações”

Quer conhecer mais detalhes dessa história? Leia o case na íntegra: CASE Grupo Julietto

E sua empresa, não está na hora de promover a transformação digital e usufruir de todas as vantagens do software colaborativo, aplicativos de produtividade e Drives compartilhados?

Saiba mais sobre este assunto baixando nosso e-book:

CTA Business Transformation

Saiba mais