O que é crowdsourcing e como gera resultados incríveis
(81) 3126-4100 [email protected]

O que é crowdsourcing? Apesar da palavra poder parecer difícil de pronunciar, crowdsourcing é algo que faz exatamente o contrário disso: ele facilita a vida das pessoas e promove sua união.

Como ele consegue esse milagre? Falar em tecnologia não seria de forma alguma um erro, mas o poder do crowdsourcing, apesar de amplamente potencializado com o uso da internet, só é possível pela integração e colaboração entre as pessoas – muitas pessoas – e todas elas com algo, valioso, talentoso ou importante para compartilhar com as outras.

Agora vai ficar mais fácil para você entender o que é crowdsourcing, vamos lá?

O que é crowdsourcing, afinal?

A palavra vem do inglês, como você deve ter percebido, e é composta por 2 partes principais:

  • Crowd: multidão, um monte de pessoas juntas.
  • Source: fonte, recurso, origem.

Juntando estas palavras e acrescentando a terminação “ing”, que em inglês indica o gerúndio (entre outras funções), obtemos a palavra que é o foco deste artigo: crowdsourcing.

Podemos dizer agora o que é crowdsourcing: unir um monte pessoas que tem um recurso para compartilhar com outro monte de gente que está procurando um recurso semelhante ou que querem trocar por outro.

Perceba que a internet pode ajudar muito a integrar as pessoas e ajudá-las a entrar nestas correntes colaborativas, mas sem a vontade de se ajudar, interagir e de trabalharem todos juntos, com objetivos comuns, não vai ter tecnologia no mundo que faça um crowdsourcing acontecer!

Para você entender melhor, vamos dar alguns exemplos. Os dois primeiros se referem a empresas voltadas para para auxiliar consumidores finais, B2C, o terceiro é B2B.

O que é crowdsourcing: 3 exemplos de sucesso

Airbnb

Você sabe qual é considerada uma das maiores redes de hotéis do mundo em número de vagas para hóspedes? O Airbnb. E você sabe quantos quartos esta empresa possui fisicamente? NENHUM!

O Airbnb é um site de crowdsourcing em que, de um lado, muitas pessoas que têm quartos vagos e os oferecem para aluguel (seja para temporada, férias ou mesmo para períodos maiores). Do outro lado, pessoas que querem viajar, fazer cursos no exterior ou até morar em um local interessante por um preço mais em conta.

Veja que juntaram o tripé que faz um crowdsourcing funcionar:

  1. Muita gente dos “dois lados” da colaboração.
  2. Essas pessoas têm um recurso disponível que querem disponibilizar e é valorizado por outros.
  3. Integração por meio da tecnologia em uma plataforma ágil e fácil de usar.

Veja alguns números:

  • Mais de 60 milhões de hóspedes
  • Em mais de 34 mil cidades de 191 países
  • Mais de 2 milhões de acomodações pelo mundo

Confira esta notícia da Exame: Com aporte de US$ 1 bi, Airbnb pode ser maior que o Marriott

Blablacar

Não confunda o esquema do Blablacar com o do Uber. No Uber os motoristas oferecem um serviço em tempo integral, é a profissão principal de muitos deles, e a internet ajuda a que eles encontrem clientes e vice-versa.

No caso do Blablacar o objetivo não é que ninguém viva disso, mas ajudar as pessoas a diminuírem suas despesas com transporte. Imagine, por exemplo, que você more na cidade de Santos e trabalhe na cidade de São Paulo. Esse é um fato muito comum nessas cidades, pois a estrada que une as duas metrópoles é muito boa e o trajeto pode ser feito em torno de uma hora, as vezes mais rápido que se deslocar de um bairro de São Paulo para outro.

Ora, um carro pode comportar até 5 passageiros, normalmente. Com ajuda do Blablacar um motorista que faz esse trajeto todos os dias pode se cadastrar e combinar um valor com outras 4 pessoas que usam ônibus ou outros meios para fazer essa viagem. Com isso, todos podem rachar as despesas.

Além de todo mundo economizar e viajar com mais conforto, a natureza e o trânsito agradecem!

E você pode fazer isso com outros tipos de trajetos, dentro de sua própria cidade ou mesmo se for fazer uma viagem longa, por exemplo, de Florianópolis até o Rio de Janeiro de férias. Você anuncia que precisa de alguém para rachar estas despesas e pode encontrar com ajuda do Blablacar!

O site fornece perfis de usuários e motoristas, com recomendações para você consultar.

Confira estes dados:

  • Mais de 25 milhões de membros
  • Em 22 países
  • Meio milhão de toneladas de CO2 NÃO emitidas em 12 meses

We do Logos

O primeiro no Brasil e o maior site de concorrência criativa da América Latina integra milhares de designers e redatores com outros milhares de empresários que buscam profissionais para produzirem e criarem materiais de comunicação, como logotipo, folders, sites e até nomes para empresas.

 

Se você não sabe como criar uma identidade visual para seu negócio, a We do Logos.

é uma solução com um excelente custo beneficio para empresas.

 

Neste site, quem precisa de um logo ou material de comunicação faz seu pedido e é atendido pelos designers, que enviam suas propostas para ele dar sua opinião, pedir quantas alterações quiser e escolher a melhor opção para seu negócio. Tudo é muito rápido, ágil e sem burocracia.

Alguns dados:

  • Quase 80 mil designers cadastrados
  • Mais de 35 empresas atendidas
  • Mais de 10 milhões de reais pagos aos designers

Ficou mais claro para você o que é crowdsourcing e como ele tem ajudado as pessoas a se relacionarem de forma mais colaborativa? Vamos lá, experimente um destes ou outros sites do mesmo tipo!

Como usar ferramentas de crowdsourcing e colaboração para aumentar a produtividade

Esses tipo de ferramenta também faz grande sucesso porque é uma das tendência no B2C e no B2B.

Hoje é na colaboração proporcionada por ferramentas totalmente interconectadas que muitas empresas têm conseguido agilizar seus processos, se comunicar com mais facilidade e, com isso, atingir excelentes resultados.

 

Safetec

Com mais de dez anos de experiência no mercado, a Safetec é uma empresa de consultoria baseada no conceito de Cloud Advisor obcecada com experiências no mundo da tecnologia para aprimorar negócios.

 

São parceiros estratégicos com vasta expertise em plataformas de Comunicação e Colaboração na nuvem (Google Apps (link) e Office 365(link)) e Gestão de Relacionamento com o Cliente-CRM (Salesforce e Dynamics) e já conseguiram aprimorar os processos de todos os clientes da base, pois os colocam no centro da abordagem. O grande objetivo da Safetec é construir soluções projetadas para criar experiências que impulsionam para o sucesso.

 

surgiu exatamente para ajudar outras organizações para tirar o melhor proveito dessas oportunidades novas de colaboração. Posicionada como Cloud Advisor, a Safetec ajuda a identificar as melhores oportunidades para as empresas melhorarem sua produtividade, com ferramentas lideres no mercado como:

 

Office 365: Uma plataforma da Microsoft que permite que você trabalhe de onde estiver, e de forma colaborativa e simultânea, com os mais diversos dispositivos, sejam PCs, Macs, smartphones ou outros.

 

Google Apps for Work: Baseado na nuvem, este pacote de produtividade integra equipes e fomenta a colaboração, também com acesso remoto e por vários tipos de dispositivo. O pacote inclui diversos apps, como: agenda online, armazenamento em nuvem, apresentações e muito mais.

 

Além de oferecer a ferramenta, a empresa capacita os usuários para o melhor proveito das soluções.

 

Alguns dados:

  • Mais de 90 mil usuários
  • Mais de 400 empresas que acreditaram na inovação como clientes
  • Com área de atuação em MG e todo Nordeste

 

Ficou mais claro para você o que é crowdsourcing e como ele tem ajudado as pessoas a se relacionarem de forma mais colaborativa? Vamos lá, experimente um destes sites ou ferramentas colaborativas na nuvem!

Este texto foi escrito por Pedro Renan, CMO da We do Logos, founder da Logovia, especialista em Inbound e Marketing de conteúdo.

 

Você sabe como o Google tem ajudado na otimização da produtividade das empresas? 4 ferramentas do G Suite para o trabalho colaborativo

Saiba mais