ūüí° 5 dicas e exemplos de inova√ß√£o organizacional
(81) 3126-4100 cloud@safetec.com.br

Quando se fala em inovação organizacional, muitas pessoas pensam logo naqueles escritórios amplos, sem divisórias, com paredes coloridas e mesas de pepolim (ou totó) à disposição dos funcionários.

Mas não é apenas o ambiente físico da empresa que deve proporcionar a inovação corporativa.

A colaboração online em tempo real, com ajuda de ferramentas de integração de equipes e comunicação ágil e confiável, é outro fator fundamental, mesmo porque, o chamado teletrabalho, ou home office, é uma realidade que não pode ser deixada de lado em processos criativos.

Com as ferramentas adequadas e os softwares certos, pode-se replicar um ambiente físico criativo na esfera virtual, com diversas vantagens, tais como:

Vantagens da integração online para a inovação organizacional:
  • Uso da computa√ß√£o em rede
  • Acesso remoto, de onde o colaborador estiver
  • Compatibilidade com dispositivos m√≥veis, como tablets e smartphones
  • Poder trazer a experi√™ncias do local em que est√° para o contexto da inova√ß√£o desejada e compartilhar com todo o grupo
  • Atualiza√ß√£o das informa√ß√Ķes em tempo real
  • Poder fazer edi√ß√£o conjunta e colaborativa de arquivos e documentos
  • Hist√≥rico de todas as ideias e projetos arquivos e acess√≠veis por todos
  • Seguran√ßa: todos os dados est√£o guardados em servidores remotos de confian√ßa total
  • Possibilidade de integrar diversos perfis de indiv√≠duos, pontos de vista e estilos de personalidade

E estes são apenas alguns exemplos de como a tecnologia pode ajudar na inovação corporativa. No entanto, é importante lembrar que a tecnologia, sozinha, não trará inovação.

Por isso, separamos para você uma série de ideias e exemplos de inovação organizacional e como elas trouxeram excelentes resultados para as empresas, confira.

botao-ebook-computacao-na-nuvem-01.png

Saiba mais: Ferramentas de colaboração: tendência que turbina empresas

Inovação organizacional: exemplos e ideias a seguir

Veja estas 5 sugest√Ķes de como gerar inova√ß√£o empresarial e inspire-se para utilizar ideias como estas em sua empresa.

1- Programa Ninho de Inovação, da Bibi calçados

Produzindo mais de dois milh√Ķes e meio de pares de cal√ßados por ano, com mais de 80 lojas e¬†presente em 60 pa√≠ses, a empresa fundada em 1949 e sediada no Rio Grande do Sul quer crescer ainda mais.

Para isso, aposta na inova√ß√£o, tendo criado um site especialmente nesse sentido, o Ninho da Inova√ß√£o, que estimula os funcion√°rios, parceiros e colaboradores, tanto da ind√ļstria como do varejo, a enviarem suas ideias para discuss√£o e implementa√ß√£o na empresa.

inovação organizacional exemplos

Exemplo de inovação organizacional na Bibi Calçados

Pelas diretrizes desta iniciativa de inova√ß√£o na organiza√ß√£o, as sugest√Ķes inovadoras se dividem em Varejo, com ideias sobre estoque, Vendas e Atendimento, Marketing e Comunica√ß√£o, Pessoas, Processos e Produtos; e ¬†Ind√ļstria, com projetos voltados para Produto, Processo, Pessoas, Servi√ßos e Sustentabilidade.

Até o momento, já foram aprovadas 21 ideias, sendo que uma delas já foi implementada com sucesso.

inovação organizacional exemplos

As 3 sugest√Ķes seguintes de como gerar inova√ß√£o organizacional foram publicadas em artigo da Harvard Business Review, confira:

2- Desafie seus funcion√°rios a inovar

Não fique parado esperando as ideias mais inovadoras e disruptivas surgirem na cabeça de todo mundo.

Muitas vezes, √© preciso provocar sua equipe a sair da zona de conforto e p√īr a cabe√ßa para funcionar, em busca de algo novo e inusitado, que fa√ßa a diferen√ßa em seu neg√≥cio.

Se algum de seus colaboradores se destacar em um projeto, provoque-o a fazer aquilo ainda melhor e de maneira mais inovadora. 

3- Surgiu um importante projeto novo? Quem escolher como líder?

Antes de decidir, pegunte-se: quem, de minha equipe atual, é curioso, intuitivo e se sentiria desafiado a liderar este projeto?

Não basta escolher alguém qualificado e capaz, é preciso escolher alguém que tope o desafio e se sinta estimulado em entregar o melhor resultado possível, inovando ao máximo.

4- Exija apenas 70% de sucesso

Parece estranho? Esta ideia tem raízes na metodologia OKR e se baseia no raciocínio de que excesso de pressão pode travar as pessoas, mesmo as mais criativas e inovadoras.

Sabendo que seu projeto tem um colchão de segurança de 30%, o líder se sentirá confortável para arriscar, errar, refazer, tentar de novo, pois tem uma margem de variação para trabalhar.

E, como você deve saber, o segredo da criatividade e da inovação organizacional está em arriscar e não ter medo de errar. 

5- A inovação não é apenas organizacional, ela depende do ambiente externo também

Liberdade de expressar sua ideais, uma cultura criativa e, principalmente, um ambiente onde haja desenvolvimento tecnológico e universidades de ponta são fundamentais para que as iniciativas de inovação organizacional possam florescer com mais facilidade. 

Este foi o resultado de um estudo publicado pela revista do MIT, conduzido pelo professores Michael Porter e Scott Stern.

Isso só torna ainda mais importante incentivar os funcionários de uma organização a serem criativos, pois se o ambiente externo for favorável, excelentes ideias surgirão, e se ele não for, de alguma forma sua empresa, ainda assim, será mais inovadora que a concorrência.

Veja tamb√©m: ¬†A import√Ęncia da inova√ß√£o para as empresas de sucesso

A Safetec √© uma empresa especializada em implementar as mais inovadoras tecnologias de computa√ß√£o em nuvem para proporcionar ambientes extremamente colaborativos em sua organiza√ß√£o, facilitando a troca de informa√ß√Ķes e ideias em busca de criatividade e inova√ß√£o.

Confira este case de sucesso e veja com a Safetec ajudou a agência de publicidade Ampla a aumentar ainda mais sua capacidade de fazer comunicação extremamente criativa.

Veja todos os detalhes: CASE Ampla

Saiba mais