💡 5 dicas e exemplos de inovação organizacional
(81) 3126-4100 [email protected]

Quando se fala em inovação organizacional, muitas pessoas pensam logo naqueles escritórios amplos, sem divisórias, com paredes coloridas e mesas de pepolim (ou totó) à disposição dos funcionários.

Mas não é apenas o ambiente físico da empresa que deve proporcionar a inovação corporativa.

A colaboração online em tempo real, com ajuda de ferramentas de integração de equipes e comunicação ágil e confiável, é outro fator fundamental, mesmo porque, o chamado teletrabalho, ou home office, é uma realidade que não pode ser deixada de lado em processos criativos.

Com as ferramentas adequadas e os softwares certos, pode-se replicar um ambiente físico criativo na esfera virtual, com diversas vantagens, tais como:

Vantagens da integração online para a inovação organizacional:
  • Uso da computação em rede
  • Acesso remoto, de onde o colaborador estiver
  • Compatibilidade com dispositivos móveis, como tablets e smartphones
  • Poder trazer a experiências do local em que está para o contexto da inovação desejada e compartilhar com todo o grupo
  • Atualização das informações em tempo real
  • Poder fazer edição conjunta e colaborativa de arquivos e documentos
  • Histórico de todas as ideias e projetos arquivos e acessíveis por todos
  • Segurança: todos os dados estão guardados em servidores remotos de confiança total
  • Possibilidade de integrar diversos perfis de indivíduos, pontos de vista e estilos de personalidade

E estes são apenas alguns exemplos de como a tecnologia pode ajudar na inovação corporativa. No entanto, é importante lembrar que a tecnologia, sozinha, não trará inovação.

Por isso, separamos para você uma série de ideias e exemplos de inovação organizacional e como elas trouxeram excelentes resultados para as empresas, confira.

botao-ebook-computacao-na-nuvem-01.png

Saiba mais: Ferramentas de colaboração: tendência que turbina empresas

Inovação organizacional: exemplos e ideias a seguir

Veja estas 5 sugestões de como gerar inovação empresarial e inspire-se para utilizar ideias como estas em sua empresa.

1- Programa Ninho de Inovação, da Bibi calçados

Produzindo mais de dois milhões e meio de pares de calçados por ano, com mais de 80 lojas e presente em 60 países, a empresa fundada em 1949 e sediada no Rio Grande do Sul quer crescer ainda mais.

Para isso, aposta na inovação, tendo criado um site especialmente nesse sentido, o Ninho da Inovação, que estimula os funcionários, parceiros e colaboradores, tanto da indústria como do varejo, a enviarem suas ideias para discussão e implementação na empresa.

inovação organizacional exemplos

Exemplo de inovação organizacional na Bibi Calçados

Pelas diretrizes desta iniciativa de inovação na organização, as sugestões inovadoras se dividem em Varejo, com ideias sobre estoque, Vendas e Atendimento, Marketing e Comunicação, Pessoas, Processos e Produtos; e  Indústria, com projetos voltados para Produto, Processo, Pessoas, Serviços e Sustentabilidade.

Até o momento, já foram aprovadas 21 ideias, sendo que uma delas já foi implementada com sucesso.

inovação organizacional exemplos

As 3 sugestões seguintes de como gerar inovação organizacional foram publicadas em artigo da Harvard Business Review, confira:

2- Desafie seus funcionários a inovar

Não fique parado esperando as ideias mais inovadoras e disruptivas surgirem na cabeça de todo mundo.

Muitas vezes, é preciso provocar sua equipe a sair da zona de conforto e pôr a cabeça para funcionar, em busca de algo novo e inusitado, que faça a diferença em seu negócio.

Se algum de seus colaboradores se destacar em um projeto, provoque-o a fazer aquilo ainda melhor e de maneira mais inovadora. 

3- Surgiu um importante projeto novo? Quem escolher como líder?

Antes de decidir, pegunte-se: quem, de minha equipe atual, é curioso, intuitivo e se sentiria desafiado a liderar este projeto?

Não basta escolher alguém qualificado e capaz, é preciso escolher alguém que tope o desafio e se sinta estimulado em entregar o melhor resultado possível, inovando ao máximo.

4- Exija apenas 70% de sucesso

Parece estranho? Esta ideia tem raízes na metodologia OKR e se baseia no raciocínio de que excesso de pressão pode travar as pessoas, mesmo as mais criativas e inovadoras.

Sabendo que seu projeto tem um colchão de segurança de 30%, o líder se sentirá confortável para arriscar, errar, refazer, tentar de novo, pois tem uma margem de variação para trabalhar.

E, como você deve saber, o segredo da criatividade e da inovação organizacional está em arriscar e não ter medo de errar. 

5- A inovação não é apenas organizacional, ela depende do ambiente externo também

Liberdade de expressar sua ideais, uma cultura criativa e, principalmente, um ambiente onde haja desenvolvimento tecnológico e universidades de ponta são fundamentais para que as iniciativas de inovação organizacional possam florescer com mais facilidade. 

Este foi o resultado de um estudo publicado pela revista do MIT, conduzido pelo professores Michael Porter e Scott Stern.

Isso só torna ainda mais importante incentivar os funcionários de uma organização a serem criativos, pois se o ambiente externo for favorável, excelentes ideias surgirão, e se ele não for, de alguma forma sua empresa, ainda assim, será mais inovadora que a concorrência.

Veja também:  A importância da inovação para as empresas de sucesso

A Safetec é uma empresa especializada em implementar as mais inovadoras tecnologias de computação em nuvem para proporcionar ambientes extremamente colaborativos em sua organização, facilitando a troca de informações e ideias em busca de criatividade e inovação.

Confira este case de sucesso e veja com a Safetec ajudou a agência de publicidade Ampla a aumentar ainda mais sua capacidade de fazer comunicação extremamente criativa.

Veja todos os detalhes: CASE Ampla

Saiba mais