Google G Suite vs Office 365: descubra qual atende melhor as necessidades da sua empresa | Safetec
(81) 3126-4100 [email protected]

Google G Suite vs Office 365: qual seria a melhor solução para sua empresa?

A Google e a Microsoft são duas gigantes no ramo da tecnologia. Cada uma dessas empresas desenvolveu um pacote de ferramentas com o objetivo de atender as necessidades de diferentes tipos de negócio e facilitar a rotina de trabalho profissionais de escritório.

E é sobre isso que vamos falar neste artigo.

Nas próximas linhas, vamos fazer um comparativo entre os principais recursos e funcionalidades tanto do pacote da Google como do pacote da Microsoft.

Continue a leitura para descobrir qual o melhor: G Suite ou Office 365?

Veja os critérios que serão usados em nossa comparação: 

  1. Espaço para armazenamento na nuvem
  2. Ferramenta de e-mail
  3. Aplicações de escritório
  4. Ferramentas para comunicação interna
  5. Aplicativos em versão mobile 

Leia também: Tudo que sua empresa precisa para um ambiente de trabalho remoto, o Google tem

Quer dominar as ferramentas colaborativas do G Suite? Então, baixe nosso e-book gratuito:

Google G Suite vs Office 365: qual a melhor solução?

1 – Espaço para armazenamento na nuvem

Na disputa Google G Suite vs Office 365, o primeiro aspecto que vamos avaliar é a capacidade de armazenamento oferecida aos usuários.

O G Suite conta com o Google Drive para armazenar pastas e arquivos na nuvem. No plano mais básico, o limite de espaço é de 30 GB.

E-mails e arquivos são incluídos nesse limite de 30 GB. No entanto, todos os documentos que forem criados com aplicativos do próprio G Suite (Planilhas, Documentos, Apresentações etc.) não são contabilizados e, sendo assim, não consomem a memória do Drive. 

No Office 365, a plataforma equivalente é o OneDrive. A capacidade de armazenamento é superior ao Google Drive no plano mais básico: 1 TB. Além disso, os dados do e-mail não são contabilizados.

Porém, todos os arquivos, de qualquer natureza, que são salvos no OneDrive vão consumir o limite de espaço.

2 – Ferramenta de e-mail

Quando o assunto é Google G Suite vs Office 365, é impossível não falar sobre as ferramentas de e-mail de cada pacote.

Quem opta pelo G Suite tem acesso ao Gmail empresarial com capacidade de armazenamento de 30 GB no plano mais básico. Conforme mencionamos no tópico anterior, esse limite é dividido com os arquivos armazenados no Google Drive.

Já a ferramenta de e-mail do Office 365 é o Outlook. Nesse critério de avaliação, a Microsoft sai na frente, pois o espaço destinado ao armazenamento de e-mails no plano básico é de 50 GB.

Ambas as ferramentas, Gmail e Outlook, permitem ao usuário criar domínios personalizados. Em vez do endereço de e-mail terminar com “@gmail.com” ou “@outlook.com”, adota-se o [email protected]

3 – Aplicações de escritório 

Para decidir entre G Suite ou Office 365, é importante avaliar também os aplicativos de escritório que cada um desses pacotes disponibiliza para os usuários.

Além do Outlook, a Microsoft também possui uma versão online de seus demais programas do pacote Office, como o Word, o Excel e o Power Point.

Já os aplicativos equivalente do G Suite são o Documentos, o Planilhas e o Apresentações.

Nenhum desses programas requer instalação e abrem diretamente no navegador. Além disso, é possível criar e editar esses arquivos de maneira colaborativa e em tempo real; basta estar conectado à Internet.

Essas ferramentas de escritório tando da Google como da Microsoft oferecem uma experiência e usabilidade satisfatórias para os usuários.

4 – Ferramentas para comunicação interna

Não dá para deixar de considerar as ferramentas para comunicação interna antes de escolher entre Office 365 e G Suite. 

No pacote da Google, temos o Hangout Chat e o Hangout Meet. O Chat é uma plataforma para troca de mensagens instantâneas individuais ou em grupos de conversa. Já o Meet é para fazer chamadas por vídeo.

O interessante do Hangout é que ele está integrado ao Google Drive. Isso permite o compartilhamento de arquivos diretamente por essa plataforma.

Nas videochamadas, qualquer um pode participar através de um link. No plano básico o limite de participantes por chamada de vídeo é de 100. Porém, esse número pode ser estendido nos planos Business (150) e Enterprise (250).

Há também o Google Sites, caso você queira criar uma intranet para os seus colaboradores.

O Office 365, por sua vez, conta com o Microsoft Teams para comunicação em tempo real. Com essa ferramenta, é possível fazer chamadas de voz e de vídeo ou simplesmente trocar mensagens de texto instantâneas com uma ou mais pessoas.

A Microsoft conta também com o já conhecido Skype para promover essa comunicação interna. Além disso, tem também o SharePoint, que funciona como uma intranet para a empresa.

5 – Aplicativos em versão mobile

Chegamos ao nosso último critério de avaliação para decidir entre Office 365 e G Suite. Afinal, os aplicativos desse pacote estão disponíveis e operam bem na versão mobile?

Se você escolher G Suite ou Office 365 com base apenas nesse quesito, você estará muito bem servido. Isso porque ambos os pacotes oferecem a versão mobile de seus aplicativos tanto para iOS como para Android.

Assim, você poderá acessar esses programas e editar e compartilhar arquivos de onde estiver, pelo celular ou pelo tablet. O mesmo vale para o Hangouts, o Skype e o SharePoint.

Bom, chegamos ao final da disputa Google G Suite vs Office 365. Qual deles é o melhor?

É difícil chegar a um veredito, pois ambos oferecem recursos e benefícios interessantes aos usuários. Se você está mais acostumado com os programas da Microsoft e faz muita questão de um espaço maior para armazenamento, o Office 365 será uma boa escolha. Por outro lado, se você procura algo mais prático e integrado, o G Suite pode te atender muito bem.

Antes de escolher, procure entender quais são as suas atuais necessidades. Depois, decida qual opção as atende melhor.

Saiba mais: A nova maneira de trabalhar exige comunicação eficiente: veja como conseguir

Hoje, muitos profissionais estão trabalhando em casa. Mas nem só de apps vivem essas pessoas, é preciso relaxar de vez em quando!

Veja algumas dicas neste vídeo:

Quer começar a usar o G Suite agora mesmo? Então, clique AQUI e agende uma conversa!

E para usar todas as suas funcionalidades com mais segurança e produtividade, baixe nosso e-book gratuito: Descubra 30 dicas incríveis para usar ainda melhor os recursos do G Suite

Saiba mais