4 dicas: como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho
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Pensar nas ações de nível estratégico de uma empresa, construir seu plano de negócios com todo cuidado, alinhar as expectativas com os níveis gerenciais e operacionais são algumas das funções desempenhadas por gestores e empreendedores, em suas organizações.

E ter certeza de que todo este trabalho de alto nível será compreendido e implementado adequadamente por toda cadeia administrativa e produtiva do negócio é um dos motivos que nos faz trazer, nesta postagem, algumas recomendações importantes de como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho.

Atualmente, a maneira de trabalhar mudou, só que para melhor! Sim: os colaboradores contam com ferramentas que permitem que entreguem mais, em menos tempo e despendendo menos recursos, sem se sentirem sobrecarregados com isso.

Como isso é possível? Entre outros fatores, pela facilidade de comunicação, colaboração e troca de ideias de forma ágil e eficiente que as novas tecnologias trouxeram para as empresas.

Veja mais: Por que ferramentas como o Google Apps podem melhorar sua empresa?

Assim, as pessoas se sentem mais livres para escolher o seu jeito de fazer as coisas, de forma colaborativa, com mais produtividade e muito mais motivação.

Drives compartilhados onde se encontram os arquivos de forma intuitiva, computação em nuvem, aplicativos SaaS acessíveis e muitas outras facilidades são uma forma eficiente de como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho.

Confira algumas dicas de como implementar isso em seu negócio e como melhorar os resultados com ajuda da comunicação corporativa.    

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Saiba mais: Ferramentas de produtividade: colaboração e integração pela nuvem

Como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho: 5 atitudes fundamentais

Uma pesquisa da Harvard Business Review apontou alguns comportamentos que diferenciam CEOs bem-sucedidos dos demais:

  • Decidir com rapidez e convicção
  • Conquistar apoio da equipe para causar impacto
  • Adaptar-se proativamente às mudanças
  • Transmitir confiança

Pode parecer impressionante, mas você notou como estas 4 características dependem fortemente de uma comunicação eficaz na empresa?

Afinal, como decidir rapidamente ou adaptar-se às mudanças sem que o líder, seja ele um CEO, empreendedor ou gerente, esteja muito bem informado?

E, além disso, fica bem claro também que só com boas habilidades de comunicação é possível conquistar apoios e passar confiança.

Nesse contexto, selecionamos 4 dicas de como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho, de preferência com auxílio da tecnologia.

1- Quem é o dono da verdade?

Ora, ninguém é o dono de verdade, mas é preciso ter uma fonte de única de informações seguras e confiáveis para que as equipes e os líderes possam trabalhar com a certeza de que estão se baseando em dados sólidos e atualizados.

Drives compartilhados são uma tendência que tem auxiliado diversas empresas a contarem com um repositório de informações que, além de atualizadas e disponíveis de forma remota, não se perdem a cada troca de colaboradores ou de líderes de equipe.

Confira: Armazenamento de arquivos na nuvem: seguro, prático e barato

2- Olhos nos olhos

Tem maneira mais eficaz de conquistar a confiança e o apoio de uma pessoa do que uma conversa franca e pessoal? Estudos mostram que 55% da mensagem em uma conversa se dá por meio da linguagem corporal.

É evidente que com equipes que cada vez mais fazem uso do teletrabalho, o chamado home office, e de empresas com unidades espalhadas por diversas cidades, até países, custos de deslocamento tornam impraticáveis reuniões presenciais, principalmente “one to one”.

Mas uma maneira muito eficaz de como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho é fazendo uso de apps de videoconferência, como o Hangouts, que, além de permitir olhar os interlocutores nos olhos (inclusive vários ao mesmo tempo), proporcionam compartilhamento de tela e de arquivos de forma ágil e prática.

3- Desmantelamento de nichos e “panelinhas”

A troca de informação entre marketing e vendas, produção e compras, jurídico e comercial, na verdade entre todos os departamentos da empresa, é fundamental.

Mas quem nunca percebeu uma certa “proteção” das informações que cada equipe consegue?

Esta é outra vantagem do uso dos drives compartilhados, dos documentos de edição colaborativa e de outros apps que podem trabalhar em conjunto com esses, como o WhatsApp e o Slack.

As informações não têm mais um “dono”, elas pertencem a empresa e vão construir uma massa de conhecimento que deve ser não só armazenada em um drive comum, mas trocada de forma ágil com a ajuda dos dispositivos móveis e da computação em nuvem.

Confira também: Vantagens de computação em nuvem: colaboração e integração

4- Compartilhamento claro de objetivos, visão, missão e valores

Pode parecer algo meramente burocrático e “pró-forma”, mas é exatamente para evitar que este tipo de diretriz estratégica se transforme em um quadrinho na parede que é preciso aprender a como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho.

É fundamental que cada nível hierárquico saiba exatamente qual seu papel no cumprimento dos objetivos estratégicos da empresa, dos diretores até a linha de frente, passando por gerentes e coordenadores.

Isso, além de facilitar seu trabalho, é extremamente motivador, principalmente quando há um feedback adequado.

Assim, aquele funcionário da linha de frente que atende clientes, ou aquele colaborador do BackOffice que analisa pesquisas de mercado, assim como coordenadores, gerentes e até diretores, ao notarem como seu esforço individual ajuda a empresa a alcançar seus objetivos estratégicos e a sua visão de futuro, apoiados em valores compartilhados por todos, verão que seu trabalho fez cada vez mais sentido, fechando um ciclo de produtividade.

Além de jornais internos e newsletters, uma forma que tem se mostrado bastante efetiva e muito mais ágil para comunicar as diretrizes estratégicas e passar feedback para a empresa como um tudo é o uso da tecnologia e apps colaborativos baseados na nuvem.

Sites e hotsites internos podem ser produzidos facilmente (sem a necessidade de técnicos e desenvolvedores especializados) com o Google Sites, por exemplo.

E até mídias sociais corporativas internas, algo que o G+ para empresas oferece, permitem criar uma timeline que todos podem visualizar, além de perfis internos dos colaboradores e até grupos para projetos especiais, para cada departamento ou para cada equipe.

Veja também: Eliminando ruídos na comunicação empresarial

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