Como revolucionar a colaboração no trabalho
(81) 3126-4100 [email protected]

Você sabia que 90% dos dados no mundo foram gerados nos últimos 2 anos?

A informação flui e é criada de forma cada vez mais rápida e isso acontece porque a transformação digital tem afetado a forma como pessoas e empresas se comunicam e interagem.

Essa tendência que cada vez mais empresas estão adotando tem o poder revolucionar a colaboração no trabalho, trazendo mais inovação, produtividade e resultados.

Mas você sabe exatamente o que é a transformação de digital?

O que é transformação digital

A transformação digital consiste no uso pelas organizações das mais novas tecnologias com o objetivo de alcançarem vantagens competitivas sustentáveis diante de seus competidores.

No âmbito da colaboração no trabalho, a transformação digital pode trazer uma série de benefícios, tanto para profissionais, como para equipes e a organização como um todos.

Os resultados se manifestam em mais integração, troca de ideias, iniciativas inovadoras, mais produtividade, processos mais eficientes e o atingimento dos objetivos estratégicos das empresas.

Em outras palavras: é a adoção de novas tecnologias trazendo vantagens competitivas para seu negócio.

Como como isso acontece na prática do dia a dia?

É o que vamos ver a seguir.

chamada-businesstransformation-BLOG.png

Saiba mais: Business Transformation: a estratégia que vai garantir o seu sucesso

4 formas de revolucionar a colaboração no trabalho com a transformação digital

1- Automação de tarefas

Imagine ter que fazer cotações para projetos de grande porte usando troca de e-mails com planilhas e outros arquivos anexados.

Equipes de vendas e de orçamentistas acabam se perdendo nesse processo e, no final, várias versões do mesmo documento acabam surgindo e, no final, fica difícil apresentar um preço bem definido para o cliente, na hora de apresentar uma proposta.

Mas issos está ficando no passado.

Segundo dados da pesquisa “O Futuro do Trabalho”, um panorama sobre como a transformação digital no Brasil está afetando a maneira dos profissionais se relacionarem e a colaboração no trabalho, 70% das empresas acredita que automação é positiva para o negócio.

Prova disso foi o que aconteceu na Travis Perkins, onde o processo descrito acima foi substituído por uma Planilha do Google, editável de forma colaborativa e em tempo real. Com isso, conseguiram, por exemplo, finalizar a cotação demais de 6.000 itens no prazo de uma semana.

2- Controle dos processos

Se seu computador, com certeza. será mais solicitado com a adoção da transformação digital.

Mas – e você sabe disso – sempre que ele estiver operando a todo vapor, o cooler será acionado para que ele volte a temperatura normal.

É exatamente de uma fabricante de coolers vem este case de controle de processos em que a colaboração no trabalho foi otimizada com o uso da transformação digital.

Ao definir uma meta estratégica ambiciosa de aumentar seu número de revendedores, a empresa notou que se tornava impossível gerenciar o volume de consultas de seus vendedores.

A solução?

Mais uma vez o Google Planilhas foi usado.

Neste caso, foi criada uma planilha de “Monitoramento de negócios potenciais” que ajuda a acompanhar o processo de vendas de uma forma colaborativa por todos as equipes envolvidas.

Resultado: o fim da perda de oportunidades de vendas e o aumento da geração de leads.

Veja também: Como criar uma planilha de CRM utilizando o Google Planilhas

3- O uso mídias sociais corporativas

Com o aumento da número de integrantes da geração Y (os Millennials) na força de trabalho das organizações, o uso da tecnologia para se comunicar tornou-se algo muito mais ágil e intuitivo.

E porque não usar essa tendência de usarem redes sociais para melhorar a colaboração no trabalho?

Não, não se trata de liberar o acesso ao facebook ou ao Instagram no escritório, mas de se adotar a própria mídia social da empresa.

Nela, usando a lógica de comunicação com criação de perfis e comunidades (que podem ser equipes, departamentos, iniciativas, projetos etc.) e da apresentação das informações por meio de “timelines” as informações fluem de forma muito mais natural, aumentando o engajamento das equipes.

Foi o que aconteceu em uma companhia aérea que ao adotar o Google + como canal de comunicação colaborativa na empresa, com ativa participação do CEO e diretores, aumentou o engajamento dos funcionários e pode mantê-los informados mesmo em trânsito por diversos aeroportos.

Veja mais detalhes aqui: Companhia aérea aprimora engajamento entre funcionários

4- Drives compartilhados

Nada menos que a conhecida varejista de roupas Chico’s, com mais de 1.300 filiais, substituiu o uso e e-mails para compartilhar resultados e enviar documentos usando as pastas do Google Drive, com auxílio de marcadores e do Gmail.

Os documentos agora estão a disposição de quem necessita deles, para consulta e até mesmo edição compartilhada em tempo real.

E estes foram apenas alguns exemplos das diversas funcionalidades que o G Suite pode proporcionar para empresas interessadas em usar a transformação digital para intensificar a colaboração no trabalho.

Veja mais cases reais como esses aqui: transformação nas empresas

Saiba mais