Dinâmica de colaboração: os 4 tipos de relações
(81) 3126-4100 [email protected]

Quando se fala em colaboração, muitas pessoas pensam na tecnologia e na maneira como, hoje em dia, ela tem influenciado fortemente na melhoria da dinâmica de colaboração.

E este é, realmente, um fato inegável. Mas antes de mostrar o quanto as tecnologias de cloud computing , apps de gerenciamento de atividades e ferramentas de trabalho colaborativo têm auxiliado na dinâmica de colaboração nos ambientes produtivos e de negócios, é importante lembrarmos os verdadeiros princípios que regem a colaboração, com ou sem auxílio da tecnologia.

Como-o-CRM-Ajuda-na-Expansão-de-seus-Negócios

Saiba mais: Veja todas as vantagens da cloud computing para seu negócio

Princípios da dinâmica de colaboração

Quando se fala em trabalho em equipe, sejam quais forem as metas e objetivos em jogo, a melhor maneira de atingi-los é alcançando o que se chama de interação sinérgica.

Interação Sinérgica: ocorre quando um trabalho compartilhado, em que as pessoas efetuam trocas de informação e se influenciam reciprocamente, atinge um resultado benéfico para o grupo como um todo e que é bem mais eficiente que a soma individual da colaboração de cada um.

Aí reside a dinâmica de colaboração: fazer com que a interação entre as pessoas e a comunicação eficaz na empresa atinjam os melhores resultados, de forma sinérgica.

Existem 4 formas principais das pessoas interagirem em grupo:

  1. Relações Combativas
  2. Relações Competitivas
  3. Relações Cooperativas
  4. Relações Colaborativas

Vamos ver cada uma delas em mais detalhes:

Interações em grupos com Relações Combativas

 

A atitude entre os participantes é de luta, a as características são de agressão, resistência e dano, o que não pode levar, de forma alguma, à sinergia.

Interações em grupos com Relações Competitivas

 

Em um cenário de competição, os grupos isoladamente podem se sentir mais motivados, mas não leva a uma sinergia entre eles, pois a rivalidade acaba interferindo no resultado final.

Interações em grupos com Relações Cooperativa

 

Agora, os grupos procuram um acordo, um entendimento, o que pode ser até um limitador em busca da sinergia, já que se determinarão limites além dos quais os grupos não prosseguirão.

Interações em grupos com Relações Colaborativas

 

Quando os grupos e seus componentes trabalham de forma colaborativa, todos têm a ganhar. As trocas e relacionamentos ocorrem de maneira a potencializar as qualidades de cada um, levando à interação sinérgica.

Veja também: Apps de produtividade: o jeito mais legal de trabalhar!

Portanto, para se potencializar ao máximo a dinâmica de colaboração, é preciso dar todas as condições para que equipes e indivíduos trabalhem de forma colaborativa.

Ora, colaboração depende de alguns requisitos básicos:

  • Muitas cabeças unidas para realizar uma tarefa
  • Facilidade de interação
  • Multiplicidade de opiniões, vivências e pontos de vista

Assim, as experiências e bagagens de vida de cada um se enriquecem com fatos que eles desconheciam, mas que outros no grupo podem dominar, assim, se consegue não apenas somar, mas criar essa sinergia em que a soma das partes em conjunto cria um todo maior que a soma de cada pedaço tomado separadamente.

Quando a dinâmica colaborativa atinge seu ápice, as diferenças não são obstáculo, pelo contrário, enriquecem e trazem resultados além das próprias expectativas do grupo.

Como a tecnologia potencializa as dinâmicas de colaboração

Hoje, o trabalho Home Office, os softwares em nuvem e as ferramentas colaborativas têm trazidos grandes melhorias para o trabalho em equipe.

Soluções como o G Suite, antigo Google Apps for Work, permitem que documentos de texto, planilhas e até apresentações de slides, entre outros, sejam compartilhados e mesmo editados de forma colaborativa, com acesso remoto e em tempo real.

Assim, se é preciso criar, por exemplo, uma proposta comercial para um cliente, o vendedor pode detalhar o escopo, o financeiro as condições de pagamento, o marketing anexar uma apresentação e o jurídico fazer a revisão final, tudo isso sem se enviar um único e-mail, e tudo no mesmo documento (e todas as versões modificadas são salvas automaticamente e podem ser recuperadas a qualquer momento).  

Veja mais: Google Apps for Work agora é G Suite!

Outra ferramenta de colaboração que se destaca no cenário atual, são os Softwares de CRM, como o famoso e mundialmente consagrado Salesforce, cujas funcionalidades, como gerenciamento de contatos, visibilidade em tempo real e muitas outras vantagens, podem fazer sua empresa crescer com uma produtividade de vendas até 36% maior.

Uma empresa que se beneficiou fortemente da colaboração em nuvem proporcionado pelo G Suite foi o Grupo Netuno, que por estar baseado no Nordeste (Recife e Paulo Afonso), mas tendo forte atuação na Região Sudeste (São Paulo), precisava de uma solução de comunicação que proporcionasse a seus colaboradores uma interação transparente, como se estivessem no mesmo local físico de trabalho.

Veja mais detalhes: CASE Grupo Netuno.

Saiba mais