Sua empresa foi afetada pelo bloqueio do whatsApp? | Safetec
(81) 3126-4100 [email protected]

Hoje, dia 17 de dezembro, aconteceu algo que até então considerávamos ser impossível. O WhatsApp foi bloqueado em todo território nacional!

Não vamos entrar no mérito da decisão em si, mas, é vital buscarmos alternativas para  situações como essa, pois, falhas nas ferramentas não podem atrapalhar o dia a dia de uma empresa.

Antes de tudo, é importante ressaltar que, o WhatsApp, não é uma ferramenta adequada para fins corporativos. Isso porque ele não foi desenvolvido com essa intenção. Empresas que o utilizam como ferramenta para os processos de vendas, gerência ou de simples comunicação, podem estar deixando de lucrar por motivos óbvios, uma vez que o aplicativo é limitado a diversos fatores.

Mas como então, viver sem o WhatsApp? De que maneira seu uso pode acarretar problemas na empresa? Existem várias alternativas especializadas  que atendem as demandas corporativas melhor que esse comunicador. Não é necessário se desesperar, a um baixo custo, é possível substituí-lo e de quebra contar com várias outras funcionalidades que você nem imaginava que poderia te auxiliar no seu dia a dia.

Quer saber quais são essas soluções e como elas podem te ajudar? Confira o nosso artigo e descubra como nunca mais deixar de se comunicar, vender ou produzir por falta de disponibilidade de serviços.

Como viver sem o WhatsApp?

O WhatsApp de fato facilitou bastante a nossa vida, afinal, enviar SMS era algo caro e que em alguns casos, demorava bastante para chegar ao destinatário. Hoje o mundo com a internet se tornou bastante dinâmico, a velocidade de circulação da informação aumentou muito e as antigas soluções de comunicação não mais se adequavam a essa realidade.

Logo, o WhatsApp conseguiu conquistar milhões de usuários por todo o mundo e no Brasil é claro, não foi diferente. Mas será que ele é mesmo funcional no âmbito corporativo? Na prática, só pelo fato de ter ficado indisponível, já vimos que não. É uma solução que, de fato, aumenta bastante a velocidade de circulação da informação, mas não atende de forma eficiente, controlada e segura todas as demandas que uma empresa possui no dia a dia. Podemos citar como um grande defeito da ferramenta, o fato de não ser um ambiente seguro para circulação da informação. Ele é um ambiente pessoal e a empresa não possui controle algum da informação que está sendo circulada ali.

Já imaginou aquele seu report de final de ano, com vários dados confidenciais, sendo enviado para um concorrente por um funcionário insatisfeito? Pois é, esse tipo de problema é bem comum de acontecer em empresas que usam o Whats para comunicação. Todos os dados escritos da ferramenta são de propriedade do usuário e a empresa não ter qualquer acesso ao histórico do que já foi exposto na plataforma ou quem foi o destinatário, portanto não pode ser usado para fins de auditoria interna.

Mas então, como se comunicar de maneira rápida, eficiente e com segurança no meio corporativo? Podemos citar duas ferramentas em específico. Elas são:

  • Google Hangouts;
  • Skype for Business.

Além de serem ferramentas estruturadas exclusivamente para o mercado corporativo, elas possuem integrações com outros sistemas que compõem de forma completa o dia a dia dos colaboradores, como a possibilidade de confecção de documentos com diversas pessoas ao mesmo tempo, armazenamento de arquivos na nuvem, ferramenta de e-mail, calendários e outras aplicações voltadas para produtividade. E isso porque não falamos das outras funcionalidades que essas ferramentas possuem, como por exemplo, conversa por vídeo, compartilhamento de arquivos maiores, dentre várias outras funções que o WhatsApp nem pensa, e provavelmente não ambiciona desenvolver.

Vamos nos aprofundar mais em cada uma delas?

Google Hangouts

Quem trabalha em empresas mais ligadas em tecnologia, conhece bem essa solução. É basicamente, um chat que funciona dentro do Gmail e que permite conversas por texto, áudio e vídeo.  proporciona realizar chamadas de áudio e vídeo. Para o ambiente profissional, nós consideramos o Hangouts uma das melhores opções de comunicação, pois além de estar dentro do ambiente do Gmail, que é exclusivamente profissional, ele pode ser auditado pelos gestores.

Com isso, qualquer troca de informação indevida é evitada. Agora, aquele seu relatório de final de ano está bem mais seguro, concorda? Isso porque não falamos das outras funcionalidades que ele possui, como por exemplo conferências em grupo, que possibilita que várias reuniões sejam feitas a distância, cenário ideal para empresas que trabalham com forças de vendas dispersas ou possui várias filiais.

Agora você já conseguiu perceber como o Hangouts é diferente do WhatsApp, certo? Por ser uma ferramenta do Google, ele possui integrações com todas as soluções Google Apps, como Agenda, Drive, e etc.

Então, se você possui uma empresa onde é necessário bastante colaboração na formulação conjunta de documentos e a comunicação precisa ser instantânea e feita em um ambiente seguro, comece já a utilizar o Hangouts. É barato (para e-mail pessoal inclusive, é de graça) e vai trazer benefícios que você nunca imaginou ser possível de possuir!

P.S: O Hangouts também possui versão mobile, então, acabaram as desculpas para ainda utilizar o WhatsApp.

Skype for Business

O Skype já é um velho conhecido do brasileiro, principalmente aqueles que já viajaram para o exterior. Solução adquirida pela Microsoft, podemos dizer que o Skype é uma solução de comunicação de voz, vídeo e chat a distância. É a ferramenta ideal para ser utilizada em conferências e reuniões em grupo e também para resolver coisas rápidas entre colaboradores.

Com o Skype for Business você pode trabalhar e colaborar de forma muito mais profissional e tudo com integração com seu Office 365. A centralização de ferramentas permite o foco nas atividades, pois o ambiente é mais profissional do que casual.

Além de tudo ele oferece segurança empresarial e gerenciamento de contas de todos os colaboradores. Ou seja, sua empresa detém esse poder. Viu que existem alternativas ao WhatsApp?

O WhatsApp trouxe ganhos inegáveis para a comunicação entre as pessoas,mas para o ambiente corporativo, o ideal é ter uma solução especifica, que atenda as ambições da empresa e também do colaborador em agilidade, controle e segurança.

Ao mesmo tempo que os funcionários precisam se comunicar com outros colaboradores, a empresa também precisa de um ambiente seguro e centralizado, onde a informação circule rapidamente. Sem contar também que o ambiente precisa ser estável, pois empresas não podem ficar a mercê da boa vontade do governo, que ultimamente, anda bem imprevisível!

Quer conhecer um pouco melhor o Google Hangouts e o Skype for Business e saber comopodem ajudar sua empresa? Converse com um de nossos especialistas! Teremos o maior prazer em te explicar, sem compromisso algum, como inovar a comunicação interna da sua empresa, tornando-a mais eficiente e fazendo com que sua equipe seja ainda mais produtiva.

Você também pode gostar:
4 princípios fundamentais da comunicação nas empresas

Saiba mais