Cloud advisor em serviços de cloud computing: Como funciona?
(81) 3126-4100 cloud@safetec.com.br

A nuvem já é uma realidade para muitas empresas, mesmo aquelas de pequeno e médio porte. Dia após dia, mais empresários migram seus negócios, bancos de dados e operações para serviços de cloud computing.

Embora as vantagens e facilidades do uso dessa tecnologia sejam muitas, sua implementação e manutenção não necessariamente são simples a ponto de qualquer um cuidar disso.

 
Muitas empresas pagam fortunas em serviços de cloud computing que oferecem pleno suporte e contratam profissionais de TI adicionais ou até mesmo equipes terceirizadas para lidar com essa inovação. Parte dos objetivos de uma migração para a nuvem, assim, se perdem, com custos permanecendo altos e um nível de complexidade gerencial ainda maior.
 
Por essa razão, alguns dos maiores players do mundo em serviços de TI corporativos criaram a figura do Cloud Advisor – mas você sabe o que é?
 
CTA-O-que-você-precisa-saber-sobre-cloud-computing-no-brasil-e-no-mundo
 
 

SERVIÇOS DE CLOUD computing por meio de cloud ADVISOR

Os serviços prestados pelo chamado cloud advisor constituem um modelo que oferece o aconselhamento da melhor solução, suporte e gerencia toda a infraestrutura e aspectos técnicos de um sistema baseado na nuvem.
 
A prestação de serviços, nessa modalidade, começa ainda no planejamento para a migração e adoção de uma infraestrutura cloud, o gerenciamento da mudança, e segue adiante indefinidamente, solucionando problemas, apoiando a empresa no uso das plataformas e realizando alterações sempre que necessário. Expertise vasta e variada é uma necessidade indispensável no caso de advisory na computação na nuvem – geralmente não há espaço para falhas em sistemas dessa natureza, e improvisação e amadorismo são riscos que uma empresa não pode correr.
 
É claro que, atualmente, qualquer um consegue contratar um serviço de cloud computing online – porém configurá-lo, manipulá-lo e fazê-lo performar de forma completa para sua empresa são outros quinhentos.
 
Contratos de cloud advisory, além de auxiliar na busca da melhor solução para a sua empresa, na implementação e migração, tem diversas outras vantagens.
 

Vantagens do cloud advisor na contratação de serviços de cloud computig:

  • Acelerar o processo de migração de servidores e sistemas físicos para sistemas virtuais, na nuvem.
  • Melhorar processos e operações, por meio da otimização e monitoramento do hardware e software locais e da plataforma na nuvem.
  • Reduzir custos operacionais e até mesmo trabalhistas decorrentes no gerenciamento local de plataformas de cloud computing.
  • Eliminar problemas comuns durante a implementação de uma arquitetura na nuvem.

Planejamento e relatórios

Problemas técnicos, rotinas de TI complexas e telefonemas para o suporte se transformam em relatórios práticos e planos de ação no modelo de cloud advisor. A empresa cliente migra seus sistemas para a nuvem e faz uso das novas plataformas, mas não arca diretamente com o ônus da manutenção e configuração desses sistemas – o que oferece retorno em agilidade e custos e um forma fantástica de como melhorara a produtividade no trabalho.
 
Os arquitetos de programação que prestam esse tipo de serviço, em sua grande maioria, possuem certificações nos sistemas a serem implementados, como Google Cloud, Microsoft, Salesforce e outros mais. Mais focados e experientes na arquitetura de cloud computing do que profissionais de TI que trabalham internamente no cliente, esses “conselheiros” realizam uma série de tarefas dentro do escopo de cloud advisor, dentre elas:
 

Escopo das tarefas do advisor de um serviço de cloud computing:

  • Implementação e desenvolvimento de projetos.
  • Criação de protótipos e sistemas para ensaio.
  • Governança em TI.
  • Relatórios e diagnósticos das plataformas.
  • Inovações em operações e abordagens.
  • Planos estratégicos em cloud computing.
  • Racionalização de recursos.
  • Arquitetura de sistemas.
  • Sugestão de novos softwares, sistemas e frameworks.
Com toda a gestão conduzida por especialistas, sua empresa pode se concentrar na análise dos principais KPIs ligados à área de TI e ao uso da nuvem, bem como relatórios de análise de ROI sobre os custos. Assim, com mais tempo para o core business de sua empresa, o gerenciamento de equipes e o gerenciamento de atividades fica bem mais ágil.
 

 

Como funciona o Cloud Advisor?

O cloud advisor não é apenas uma migração para serviços de cloud computing.
 
Ele funciona em etapas distintas, a começar pela identificação de necessidades para que haja uma migração mais acertada para sistemas online, na nuvem.
 
A partir das averiguações, um plano é traçado para que as opções corretas sejam levadas adiante em termos de serviços de cloud computing.
 
A implementação, quando conduzida com um serviço de cloud advisor, conta com um suporte contínuo, mitigando impactos que possam ocorrer ao longo da migração e oferecendo as contingências necessárias para que as operações do cliente se “habituem” à nova rotina.
 
Após a implementação, ao contrário de outras opções de migração, o suporte não acaba. Uma consultoria contínua passa a identificar novas soluções e modificações que possam tornar o sistemas de cloud computing mais prático, otimizado e customizado para os processos do cliente.
 
O cloud advisor opera sob valores de melhoria contínua de processos, com monitoramento ininterrupto do grau de eficiência das plataformas e ações tomadas no caso de perda de qualidade ou desempenho.
 
Em suma, é possível dizer que o modelo de cloud advisor torna a migração para a nuvem e serviços de cloud computing apenas mais uma decisão corporativa, a ser operacionalizada por profissionais especializados em plataformas do gênero, com fluxos de informação constantes.
 

O que define um bom cloud advisor?

Como o próprio termo pode parecer uma novidade, antes mesmo que você possa aderir a essa nova tendência, é preciso saber o principal: o que faz de um cloud advisor um fornecedor competente?
 
Em primeiro lugar, a grande maioria das tecnologias relacionadas à nuvem, como sistemas do Google, Microsoft, Oracle e tantos outros, possuem certificações específicas que atestam qualidade e nível de serviço.
 
Um bom fornecedor de serviços de cloud computing possui técnicos com treinamento e certificação em diversas plataformas e, ele próprio, possui licença e certificação para operar com esses sistemas – uma espécie de endosso por parte de desenvolvedores, que mostra que a empresa é capaz de operar e atender clientes com os padrões e métodos exigidos e cobrados pela empresa responsável pelo desenvolvimento dessas tecnologias.
 
Outra forma interessante de balizar sua contratação, assim como ocorre em outros segmento, é pelo existência de bons cases de atendimento.
 
Um cloud advisor é um fornecedor capaz de conduzir mudanças estruturais importantes na área de TI de qualquer negócio. Tais cases, para que apontem um nível de serviço melhor, devem incluir dados e informações sobre ganhos de produtividade e redução de custos – talvez os dois fatores que mais “empurram” novos clientes para a nuvem nos dias de hoje.
 
Especialistas em diversas áreas de TI e até mesmo outros segmentos de suporte, cases de sucesso e memoráveis na área de cloud computing, selos e certificações consistentes com o setor de tecnologia na nuvem – tudo isso é o que define um serviço de cloud advisor completo e realmente útil para sua empresa.
 
Mais do que uma “equipe de TI terceirizada”, o principal aspecto de um bom serviço de cloud advisor é a inteligência – a criação de novos processos, realização de experimentos e análises consistentes e visão sempre orientada a resultados.
 
 

Um exemplo de sucesso da implementação de serviços de cloud computing ocorreu com o Grupo Julietto, onde a comunicação interna e entre as equipes carecia de compartilhamento e distribuição de informações ágeis, principalmente com a e matriz. A partir desta constatação foi sugerido o uso do G Suite (antigo Google Apps for Work), que permite centralizar documentos facilmente editáveis e compartilháveis, integrando as diversas unidades e a matriz agilmente. 

 

Saiba mais