Novidades da plataforma Google Cloud no evento NEXT'17
(81) 3126-4100 cloud@safetec.com.br

Google Cloud Next ’17 foi a edição 2017 do grande evento anual do Google, que ocorreu em março desse ano, na cidade americana de São Francisco.

Com duração de 3 dias, o mega evento monopolizou a atenção do setor de tecnologia e seus entusiastas. E não era de se esperar algo diferente disso. Afinal, foram anunciadas nada menos do que 100 novidades envolvendo a plataforma Google Cloud.

As revelações incluíram desde a aquisição de empresas e a definição de parcerias, até melhorias de segurança; lançamento de novos produtos, serviços e features; mais capacidade de compartilhamento; machine learning e muito mais.

E tudo isso girando em torno dos benefícios da plataforma Google Cloud e como ela revolucionou o compartilhamento de informações e a colaboração no trabalho e na vida do dia dia, também.

Dentre outras notícias marcantes, vale destacar a intensificação de parcerias com corporações globais, como a Microsoft, a Cisco Systems e a Amazon.com AWS.

Se você quer dar uma olhada para saber como foi este mega evento de divulgação das inovações tecnológicas da plataforma Google Gloud, dê uma espiadinha no vídeo mais abaixo (em inglês).

Depois, confira uma lista resumida que preparamos para você, contando tudo que rolou por lá. 

Tudo que há de novo na plataforma Google cloud

Como dissemos, foram 100 novidades apresentadas, o que seria impossível de transcrever aqui. Por isso, fizemos um apanhado do que foi mais relevante e gerou mais repercussões.

Aquisição de novas empresas

As duas empresas que agora fazem parte da “Família da Plataforma Google Cloud” têm um papel bastante relevante na comunidade científica, de um lado; e na migração de dados para o Google, de outro. Veja mais detalhes: 

Kaggle: o lar da ciência de dados

Com este divertido slogan em seu site, a Kaggle é uma das mais conhecidas comunidades de cientistas de dados do mundo.

Composta por estudiosos, acadêmicos, fanáticos por Machine Learning e outros profissionais da área,  a Kaggle – agora em parceria com a plataforma Google Cloud – disponibiliza suporte e serviços de treinamento para implantação de Machine Learning.

Outro papel da empresa é oferecer aos membros da comunidade um local de armazenamento e também para consulta de grandes conjuntos de dados, que são usados em suas pesquisas.

AppBridge: migre para o G Suite, Gmail e Google Drive

Esse slogan mais sério e objetivo define claramente qual é o negócio da AppBridge, um empresa de Vancouver cujo aplicativo auxilia organizações a migrarem dados de seus servidores para o G Suite e o Google Drive.

E por falar em G Suite, você quer saber mais sobre ele? Então baixe nosso e-book:

30 dicas matadoras do G Suite

30 dicas matadoras do G Suite

Veja também: Google Suite: como potencializar o uso de seus apps?

Reforçando a infraestrutura

Apesar de serem chamadas de nuvens, é preciso instalações físicas, os data centers, para que elas existam.

Pensando em expansões e de olho no futuro, o Google criou 3 novos data centers para a plataforma Google Cloud, localizados na Califórnia, em Montreal e na Holanda.

Iniciativa com Machine Learning

API Cloud Vision: Consiga insights de imagens

Capturar uma imagem, entendê-la e gerar dados a partir dela. Esta é a função da Cloud Vision API, que agora tem novos recursos que permitem reconhecer milhões de entidades do Google Knowledge Graph e oferece a possibilidade de entender textos a partir de imagens digitalizadas, como contratos, por exemplo. 

Veja mais: Google Drive: como usar offline e muitas outras dicas 

G Suite: ainda mais funcionalidades

Agora sim, as novidades que você esperava e que podem te ajudar em seu dia a dia, quando usa e compartilha arquivos no G Suite.

Team Drives

Quem usa as versões G Suite Business, Education e Enterprise pode contar agora com os Team Drives, que ajudam equipes a compartilhar arquivos por meio de um drive seguro e com fácil gerenciamento de permissões e acesso.

Drive File Stream 

Transmitir arquivos da nuvem diretamente para o computador de um usuário pode ser algo demorado e instável.

Não com o Drive File Stream, que faz isso com muito mais rapidez e segurança, permitindo que os dados da empresa sejam acessados diretamente do seu laptop ou de outros dispositivos móveis, mesmo se eles não contarem com espaço amplo em seu HD.

Google Vault for Drive

Outro recurso exclusivo para usuários do G Suite Business, Education e Enterprise, o Google Vault for Drive foi idealizado para auxiliar na governança de dados, com mais controle e segurança.

É possível gerenciar e proteger arquivos, mesmo em máquinas de funcionários ou equipes, além de se definir políticas de retenção, que guardam automaticamente o que é necessário e importante, excluindo tudo aquilo que e tronou supérfluo.

Confira: Cloud Advisor em serviços de Cloud Computing: como funciona?

Se o G Suite já era uma excelente solução sem estas novidades, imagine agora!

A Safetec já indicou o G Suite a diversas empresas para as quais presta serviços de Cloud Advisor, como foi o caso da Netuno, empresa líder no ramo de pescados no Brasil.

Utilizando o G Suite, o Grupo Netuno conta hoje com uma plataforma de comunicação com 99,9% de disponibilidade e  baixíssimo custo de administração, trazendo mais agilidade e confiabilidade à comunicação da empresa.

Confira todos os detalhes deste case de sucesso: CASE Grupo Netuno.

Saiba mais