O que significa cloud computing, vantagens e como adotar
(81) 3126-4100 [email protected]

O que significa cloud computing? Bom, ao pé da letra, cloud, em inglês, quer dizer nuvem. E computing, ficou fácil: computação.

Juntando tudo temos: computação na nuvem, ou em nuvem, se preferir. Tá, ok, mas o que significa cloud computing de verdade? Por que nuvem? Seus dados e informações ficam flutuando por aí, sem controle nenhum?

Não, nada disso! A computação em nuvem é bem mais segura para seus dados, na verdade, principalmente se você é uma pequena ou média empresa procurando redução de custo e terceirização de tarefas que não são seu core business (atividade principal).

Mas antes de falarmos das enormes vantagens do que é a cloud computing sendo empregado adequadamente em sua empresa, vamos entender melhor como funciona esse negócio?

Para ficar totalmente por dentro deste assunto, baixe nosso e-book: O que você precisa saber sobre Cloud Computing no Brasil e no Mundo

 

Saiba mais: Conheça 03 tipos de cloud computing para empresas

O que significa cloud computing e como funciona

Imagine uma pequena empresa, com uns 10 funcionários. Digamos que seja um escritório de contabilidade que tem seus softwares próprios de gestão de folhas de pagamento, emissão de notas fiscais, cálculo de impostos, um monte de documentos, requerimentos, senhas, alvarás, contratos e licenças digitalizados e arquivados, endereços, telefones de clientes etc.

Tudo isso pode ter sido desenvolvido por eles, estar em planilhas espalhadas pelos computadores da empresa ou mesmo serem softwares “de prateleira”, que esta empresa comprou várias licenças e instalou em todas as suas máquinas e em um servidor próprio.

Saiba mais: Google Apps for Work: Os principais benefícios para escritórios de contabilidade

Agora imagine o custo de tudo isso:

  • Desenvolver sistemas (ou comprar prontos) e instalar em todas as máquinas.
  • Fazer manutenção de tudo isso e instalar (ou desenvolver) atualizações continuamente.
  • E mais: manter servidores ativos e ficar sempre de olho se estão com algum bug ou falha de acesso.
  • Fazer a manutenção do servidor e se preocupar com a falta de energia, por exemplo.
  • Não acabou: fazer os backups manualmente, arquivar em outro servidor ou em outras mídias, classificar isso em pastas e saber onde achar.
  • E, finalmente, o mais difícil de tudo: zelar pela segurança dessas informações confidenciais das empresas dos clientes: instalar firewalls, monitorar tentativas de invasão, vazamentos de arquivos físicos como disquetes e pen-drives etc.

Resumindo: muito dinheiro gasto, pessoas, horas de trabalho das equipes, além de desviar a atenção dos funcionários do que mais interessa: fazer a contabilidade eficiente de seus clientes para satisfazê-los, fidelizá-los e continuar gerando lucro.

E se você pudesse trocar tudo isso por uma solução acessível, mais eficiente e ainda proporcionar muito mais trabalho em equipe, colaboração na empresa e resultados?

É isso o que significa cloud computing!

Veja também: Vantagens da computação em nuvem: Colaboração e integração

Mas como funciona tudo isso?

Empresas do porte da Microsoft e do Google construíram imensas e seguras instalações providas dos mais modernos servidores do mundo e as espalharam pelos 4 cantos da terra.

Contando com todo profissionalismo e experiência dessas empresas, você poderá guardar arquivos e acessar aplicativos por lá, mesmo que a centenas de quilômetros de sua empresa, e contar com toda praticidade que já dispõe ao operar um computador, arrastando e solando ícones, usando buscas simples e editando seus documentos normalmente.

E com a vantagem de ser muito mais barato, seguro e acessível de qualquer lugar e pelos mais diversos dispositivos, como se estivessem flutuando por aí, em uma nuvem. Mas não estão! Estão muito bem guardados por estes ícones empresariais da tecnologia da informação!

Veja, a seguir, um resumo do que significa cloud computing em termos de vantagens para o seu negócio!

Vantagens da Cloud Computing

Colaboração e trabalho em equipe: acesse e edite arquivos de forma compartilhada, definido níveis de acesso conforme a responsabilidade de cada funcionário.

Mobilidade e Agilidade: consulte informações e aplicativos (de CRM, estoques, financeiros ou qualquer outro disponível na nuvem – SaaS) de onde estiver e tenha acesso a informações atualizadas, confiáveis e em tempo real.

Facilidade de trabalho remoto e em trânsito: seu funcionário está visitando um cliente em outro pais? Ele tem acesso a tudo na empresa, sem problemas. Teve um contratempo em casa e precisa trabalhar de lá por uns dias? Tudo ok!

Segurança da informação: Já falamos aqui como as grandes empresas garantem isso para você.

Escalabilidade: como os softwares baseados na nuvem são oferecidos, normalmente, na forma de assinaturas mensais, é muito fácil cadastrar ou remover usuários rapidamente, pagando só pelo uso efetivo.

Opções Freemium: você pode testar um aplicativo antes de adquirir as assinaturas (em uma versão “free” – grátis – de nível Premium, mas com algumas restrições de uso) ou mesmo usar essa solução gratuita definitivamente, dependendo do caso.

Sem backups e manutenção: Já falamos sobre isso, assim como das atualizações constantes.

Agora está mais claro para você o que significa cloud computing? Percebe como não existe mistério nenhum por trás deste conceito?

Confira: Como coordenar uma equipe de trabalho de TI com a nuvem

CTA-O-que-você-precisa-saber-sobre-cloud-computing-no-brasil-e-no-mundo

E para que você possa entender ainda melhor o que significa cloud computing, o convidamos a visitar a página que relata como a Safetec implementou uma solução em nuvem no Tribunal de Contas de Pernambuco, gerando redução de custos e promovendo mais agilidade e colaboração no trabalho. Confira aqui: CASE Tribunal de Contas de Pernambuco.

A Safetec é uma empresa especializada na implementação de soluções em nuvem que trazem mais produtividade e economia para sua empresa, como o Microsoft Azure, o Google Apps For Work ou o Office 365, entre outros.

Saiba mais