Tudo sobre a importância da inovação nas empresas de sucesso
(81) 3126-4100 cloud@safetec.com.br

Você entende qual é a importância da inovação nas empresas? O mundo tem mudado cada vez mais rápido, e acompanhar essa evolução já não é apenas desejável, mas uma questão de sobrevivência em um mercado interconectado em que, frequentemente, a concorrência não respeita fronteiras e aquela inovação disruptiva, que muda toda uma indústria, pode acontecer a qualquer momento.

Neste artigo, vamos te mostrar como preparar sua empresa para incorporar cada vez mais uma cultura criativa e, claro, a importância de inovar nas empresas de sucesso e como usar isso em seu negócio.

Veja também: Business transformation: entenda porque essa é a estratégia para garantir o sucesso da sua empresa

A importância da Inovação nas empresas

É comum associar o tema “inovação” às sacadas de gestão empresarial criativas dos milionários relâmpago do Vale do Silício, às suas empresas de sucesso e ao mercado de tecnologia.

Mas isso não é totalmente correto. Inovar em serviços, melhorar a produção, reinventar a distribuição, proceder a transformação digital, tudo isso é uma forma de inovar.

O que significa inovação, afinal?

Inovar significa avançar os negócios de sua empresa, reinventar os processos internos e identificar oportunidades de ganhar mais, gastando menos.

Essa postura se aplica a qualquer negócio, desde o vendedor autônomo de artesanato até grandes companhias internacionais de headhunting.

E, o melhor de tudo é: os benefícios também acontecem em todos os setores, pois a importância da inovação nas empresas cada dia fica mais clara.

Olhando atentamente para seus processos e colocando o máximo de gente para pensar sobre seu negócio, os bons frutos virão.

O que é inovação?

Resumidamente, inovar é responder à seguinte dupla de perguntas:

  • “Como posso fazer isso melhor?”
  • e “o que eu posso fazer de novo mas ainda não tentei?”

Seja em relação ao uso de copos descartáveis no bebedouro — seria melhor ter canecas individuais para os funcionários? — ou mesmo em investimentos com parceiros — como diversificar as relações com os parceiros que tenho? Que novos parceiros posso conseguir?

Inovar, para empresas de sucesso, é estar constantemente atento aos processos e práticas da empresa em busca de oportunidades de diversificação e desenvolvimento.

Inovar está associado a sair da zona de conforto, mas também é sinônimo de buscar sempre melhores resultados.

Cultura criativa

A importância de inovar é tanta, que esta atividade não pode ser uma iniciativa pontual em uma empresa de sucesso.

Não pode existir o “dia da inovação” se ele estiver desassociado de uma rotina que estimule a criatividade dentro da empresa.

Programas internos de ideias dadas por funcionários são bons exemplos de como disseminar uma postura criativa na organização por meio da comunicação interna.

Com benefícios pessoais e coletivos combinados, o colaborador se sente valorizado e trabalha mais satisfeito para que os resultados do negócio sejam melhores.

Confira: Ferramentas de colaboração: tendência que turbina empresas

Tipos de inovação

Como você talvez já tenha notado, há dois tipos de inovação:

  • A inovação que cria um novo processo
  • e a que melhora algo já existente

Um exemplo claro de uma inovação que otimiza processos em empresas dos mais diversos ramos é a computação em nuvem.

Se, antigamente, era necessário estar presente no escritório para acessar o banco de dados da empresa, agora, tendo a permissão de acesso adequada, é possível resolver problemas e tomar decisões remotamente.

Acessar seus e-mail de onde estiver, analisar seus dashboard enquanto estiver em viagens de negócios, tomar decisões baseado em dados reais e atualizados. Não há setor que não se beneficie com isso!

Há também os que falam na inovação disruptiva, aquela que vai além de criar novos processos, mas muda toda maneira de se encarar um ramo de atividade, como foi a substituição dos discos de vinil pelos CDs e, posteriormente, dos CDs pelos sites de stream de música.

Percebeu a importância da inovação nas empresas de sucesso? Sem ela, é possível até sair do mercado.

Exemplos a serem seguidos

No caso das inovações que criam um novo processo, há desbravadores de mercados como a Apple.

A companhia de Steve Jobs uniu tecnologia existente — como os formatos compactados de áudio, fones portáteis, hard drives com memória flash, etc. —, identificou uma necessidade do mercado.

Em seguida, agregou valor com o conhecido primor por design que a produtora dos Macintosh já tinha e, em 2001, arriscou tudo lançando o iPod, cujo sucesso nem precisa ser mencionado aqui, não é?

Fica claro como a importância da inovação nas empresas é um fator que a Apple leva muito a sério!

O que a empresa ganha ao inovar?

Empresas que têm uma cultura de inovação estão mais preparadas para imprevistos e tendem a ser mais sustentáveis.

A prática constante do olhar para a inovação e a consciência da importância de inovar sempre ajudam a equipe a identificar saídas mais rapidamente quando necessário, e as otimizações de processo tendem a desburocratizar empresas, reduzindo custos.

Sem falar no benefício mais evidente: produtos e serviços inovadores podem ser grandes vantagens competitivas em relação a outros empreendimentos do setor.

Leia também: Veja todas as vantagens da cloud computing para seu negócio

Redução de custos com inovação e computação na nuvem

 

a importância da inovação nas empresas
 
Manter uma empresa em funcionamento é bem oneroso, os altos custos com pessoal, infraestrutura e a elevada taxa de impostos faz com que algumas empresas operem no vermelho, sem lucro real.
 
Cortar gastos é essencial, mas qual a melhor maneira de fazer isso? Aonde devo alinhar de forma coerente meus gastos para que deixe de ser uma despesa e passe a ser um investimento?
 
Mais uma vez, a a importância da inovação nas empresas faz valer seus benefícios, na hora de cortar gastos
 
Em muitas situações o investimento em tecnologia da informação é visto como sem retorno, e é compreensível, já que de fato a TI de uma forma geral não traz rentabilidade ao negócio, não é a área “fim”.
 
Mas isso está mudando, já que há alguns anos a computação em nuvem tem tomado o mercado e recebido a função de parceira estratégica do negócio.
 
Se o negócio não estiver alinhado com as boas práticas de TI e com bons equipamentos, as transações financeiras, os recebimentos de e-mails e a disponibilização de acesso e recursos para clientes e parceiros externos ficam comprometidos.
 
A computação na nuvem está firme no mercado para oferecer isso a todo tipo de empresa, a um custo justo e até mesmo baixo, para o seu retorno.
 

Computação em nuvem e o mercado corporativo:

No intuito de auxiliar as empresas a se manterem o tempo todo conectadas, com tudo o que ela precisa para operar no dia a dia, empresas fornecedoras de tecnologia mundialmente conhecidas se voltaram para o mercado corporativo.
 
O objetivo é oferecer serviços online, usando a computação da nuvem como uma suíte de aplicativos para suprir todas as necessidades das organizações a um custo justo e de acordo com suas necessidades, reduzindo o tempo gasto do TI com problemas corriqueiros do dia a dia.
 
O principal objetivo dessas novas tecnologias, dessas inovações que usam a computação na nuvem, é oferecer produtividade e uma maior colaboração no ambiente de trabalho.
 
A partir do momento que estudos comprovam que o trabalho em equipe gera ainda mais resultados às empresas, esse passou a ser o tema preferido das organizações em destaque no mundo, aquelas que reconhecem a importância da inovação nas empresas.

Veja aqui alguns benefícios:
 
  1. Grupo de comunicação: Você terá um e-mail personalizado da sua empresa, no canais exclusivos de comunicação, podendo ser por chat, voz ou vídeo.
  2. Grupo de armazenamento: Sincronize seus arquivos com outros usuários da sua equipe, armazene os documentos na nuvem e acesse-os ou edite-os de onde estiver.
  3. Grupo de colaboração: Todos os arquivos podem ser compartilhados e editados pelo seu time, simultaneamente! Sejam Documentos, Planilhas, Formulários ou Apresentações das reuniões que estão por vir. Esse grupo se auto-explica, ele oferece tudo o que você precisa para o dia a dia.
  4. Grupo gerencial: que contém o Admin Console e o Google Apps Vault, softwares que ajudaram no gerenciamento dos aplicativos e da sua equipe.

 

importância da inovação nas empresas
 
Calcula-se que até 2020, cerca de 78% das pequenas empresas já estarão completamente operando seus negócios na nuvem.
 
Em 2014 esse número já estava chegando a 40%, segundo pesquisa do SMBEcoSystem.
 
Agora que você conheceu um pouco mais a importância da inovação nas empresas e do cloud comptuing para os negócios, você pode entrar em contato com a Safetec e se informar melhor com nossos especialistas em cloud como sua empresa pode reduzir custos e melhorar os resultados se beneficiando com essa tecnologia?
 
Saiba mais:
 
importância da inovação nas empresas

Saiba mais