Google Apps: 10 motivos de segurança de dados para empresas
(81) 3126-4100 cloud@safetec.com.br
Mais de três milhões de empresas migraram para o Google Apps, e vários fatores têm impulsionado esta transição. Enquanto o aumento da produtividade e redução de custos têm sido por muito tempo os fatores que estão topo da lista, mais e mais clientes estão escolhendo Apps para sua segurança e benefícios em confiabilidade. Nossa nuvem é projetada e comprovada para proteger os dados de nossos usuários e oferecer confiabilidade em níveis que são muito difíceis ou impossíveis para muitas organizações alcançar por conta própria. Mesmo soluções internas (locais) chamada “nuvem privada” e tecnologias híbridas, são desafiados a entregar a proteção de dados e confiabilidade que vem com o Google Apps. 
 
Aqui estão os 10 melhores motivos que ouvimos falar mais freqüentes dos clientes (em nenhuma ordem particular) no que se refere à proteção de dados e vantagens de confiabilidade:
 
1. Poderosas ferramentas de administração dar-lhe o controle de seus dados 
 
Quando os dados do negócio são armazenados no Google Apps, os administradores têm ferramentas poderosas para ajudá-los a gerir as coisas como usuários, documentos e serviços. Relatórios também fornecem visibilidade de como os aplicativos estão sendo utilizados e quais os dados que neles há, para que os administradores tenham o controle que precisa sem ter que manter a infra-estrutura. 
 
2. Arquitetura em nuvem pura e comprovada 
 
Nossa infra-estrutura de servidor de datacenter é especificamente projetada e construída para as nossas aplicações e não inclui hardwares desnecessários ou código de software, tais como periféricos ou drivers de dispositivo. Isto reduz o número de vulnerabilidades potenciais que poderiam ser alvo. 
 
3. Gerenciamento de patches 
 
Fazer o download, testes e implantação de patches tornou-se uma dor significativa para muitos departamentos de TI. Google Apps reduz essa dor, porque não há servidores para download de patches. Nós administramos os servidores e cuidamos de todas as atualizações. 
 
4. Autenticação forte
 
Google Apps inclui 2 passos de verificação para todas as contas de usuário – sem custo adicional. Empresas e organizações podem facilmente implantar uma camada extra de proteção para suas contas de usuário usando dispositivos que já possuem. Isso faz com que a autenticação forte esteja disponível para muitas organizações que não tinham antes. Google Apps também se integra com soluções de Single Sign On (SSO) existentes via mecanismos de padrões abertos. 
 
5. Recuperação de desastres 
 
Google Apps oferece recursos robustos de recuperação de desastre que são comumente medida pela Recovery Time Objective (RTO) e Recovery Point Objective (RPO). RTO mede quanto tempo antes os usuários podem acessar sistemas em caso de falha e o RPO mede qual a lacuna (GAP) que há nos dados quando ele forem restaurados. Google Apps é projetado com o objetivo de manter RTO e RPO em zero. E-mails, documentos e dados são salvos a cada poucos segundos e replicados em vários centros de dados. Isto significa que se um dos nossos centros de dados se torna indisponível, podemos perfeitamente mudar os usuários para outro centro de dados, devido à replicação, não há perda de dados e os usuários podem continuar trabalhando ininterruptamente. 
 
6. Verificações de terceiros
 
Google Apps e nossos centros de dados são auditados pela SSAE 16 Tipo II e conquistaram a certificação do Governo Federal dos EUA FISMA. SSAE 16 é uma norma de auditoria onde um terceiro auditor avalia os controles no lugar para inúmeras áreas, incluindo a segurança física e lógica, de privacidade, de resposta a incidentes e muito mais. O Federal Information Security Management Act ou FISMA é a lei que define os requisitos de segurança que devem ser cumpridas por todos os sistemas de informação do governo Federal dos EUA. Enquanto a certificação FISMA é necessária para as agências do Governo dos EUA, também é uma forte validação no setor privado das tecnologias e processos que usamos para proteger os dados no Google Apps. 
 
7. Experiência em segurança de informação 
 
Nós empregamos uma equipe de segurança da informação de mais de 250 pessoas com uma riqueza de conhecimentos não encontrados na maioria das organizações. Muitos têm graus avançados e são líderes em segurança da informação. A equipe de segurança publica regularmente pesquisa e contribui com ferramentas de código aberto para a comunidade de segurança. Eles monitoram nossa rede global de centros de dados e aplicações 24x7x365.25 (eles não se baseiam em anos bissextos). 
 
8. Conexões seguras para os usuários 
 
Nós criptografamos automaticamente sessões do navegador para usuários do Google Apps, sem a necessidade de VPN ou de infra-estrutura potencialmente cara e pesada demais. Isso ajuda a proteger seus dados que trafegam entre os navegadores dos usuários e nossos centros de dados. 
 
9. Alta disponibilidade 
 
Google Apps tem janelas de manutenção zero ou tempo de inatividade planejado. Enquanto oferecemos um SLA de 99,9%, Gmail ultrapassou essa garantia em 2010 e atingiu 99,984% de uptime. Fizemos isso ao entregar mais de 30 novos recursos e adicionando dezenas de milhões de usuários. O status do Google Apps é visível para administradores e usuários em nosso painel de status público
 
10. Redução do risco de violação de dados
 
Google Apps permite que os usuários trabalhem com segurança em seus dados onde quer que estejam, usando uma ampla gama de dispositivos. Os dados são armazenados centralmente na nuvem do Google, o que reduz a necessidade dos usuários retirarem os dados em drives USB ou dispositivos semelhantes, que podem ser facilmente perdidos ou roubados. Isso pode ajudar a reduzir o risco de violação de dados, algo que está na mente de muitas organizações hoje em dia. 
 
Mais de três milhões de empresas confiam no Google para proteger os dados que eles armazenam no Google Apps tornando acessível e confiável. Nas próximas semanas vamos mergulhar mais fundo em cada uma dessas áreas para fornecer mais detalhes por que os clientes do Google Apps nos confiam seus dados de negócios.
 
Postado por Adam Swidler, Senior Manager, Google Apps Team 

Saiba mais