Conheça o poder de compartilhar informações na nuvem
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A computação em nuvem, ou cloud computing, é o armazenamento e o ato de compartilhar informações na nuvem,  isto é: de forma online ou em rede, substituindo seu disco rígido local.

Você poderá manter tudo, desde softwares, serviços e documentos para vários usuários através de uma solução de cloud computing. O armazenamento e o compartilhar informações na nuvem está ganhando cada vez mais popularidade, especialmente nas empresas!

Se você ainda não tem certeza do que isso pode fazer pela sua organização, então veja agora mesmo alguns dos benefícios de abraçar uma solução tecnológica como essa!

 

Veja também: O que significa Cloud Computing: menos custo, mais resultado

As vantagens de compartilhar informações na nuvem

Menores custos

Fazer o backup de seus dados nem sempre é algo barato, especialmente quando você leva em conta o custo de qualquer equipamento necessário para fazê-lo e de todos os computadores envolvidos na empreitada.
 
Além disso, o tempo que você e sua equipe demoram em completar o processo manualmente reduz o tempo de trabalho efetivo da empresa.
 
Para resolver isso, existem soluções baseadas em cloud computing: todas essas tarefas podem ser feitas pelo serviço de armazenamento em nuvem contratado, a uma taxa mensal baixa, permitindo compartilhar informações na nuvem sem grandes custos.
 

Mais conveniência de uso

As informações armazenadas e compartilhadas poderão ser acessíveis tanto nos equipamentos locais quanto nos dispositivos móveis usados em reuniões remotas ou em casa.
 
Em vez de carregar pendrives e CDs com os arquivos de trabalho gravados, ou manter o hábito de enviar os documentos por e-mail (em algumas empresas ainda se usa fax) para si e para seus colaboradores, bastará puxar o arquivo que desejar a partir do armazenamento online, de modo a poder fazer mudanças em tempo real.
 

Maior poder de processamento dos computadores

Sua empresa com certeza tem que trabalhar com vários documentos e softwares. Mas ao encher os discos rígidos de seus equipamentos com arquivos e softwares pesados, eles passam a apresentar um desempenho menor.
 
Se tudo for armazenado on-line, libera-se mais espaço de armazenamento interno, de modo que sobra mais memória, fazendo com que o computador passe a funcionar mais rapidamente.
 

Ampla segurança

Você pode compartilhar informações na nuvem sem medo.
 
Possivelmente, você tem algumas informações corporativas que gostaria de manter em segurança, não é? Você pode querer guardar ideias de produtos ou serviços novos que serão lançados em breve, projetos em parceria que têm que permanecer em segredo por um tempo, entre outros casos.
 
Armazenar e compartilhar informação importante ou confidencial na nuvem é muitas vezes mais seguro do que armazená-las fisicamente, especialmente no caso de empresas.
 
Com os serviços de armazenamento online, os dados são criptografados durante a transmissão, e garantem que usuários não autorizados não possam acessar os arquivos.
 

Maior automação dos backups

O maior problema que uma empresa traz em relação aos backups é que esse trabalho acaba muitas vezes não sendo feito.
 
Os serviços de nuvem tornam o tedioso processo de backup fácil de ser cumprido por meio da automação. Basta selecionar de quais arquivos que você deseja fazer backup e quando você deseja fazê-lo, e o serviço de nuvem faz o resto automaticamente, sem perda de processamento informático.
 

Garantia de sincronização

Quando o conteúdo de seus documentos na nuvem é modificado, ao compartilhar informações na nuvem, os arquivos são atualizados automaticamente em todos os dispositivos.
 
Desta forma, a versão mais recente de um arquivo que você salvou na área de trabalho do seu computador também estará disponível em seu smartphone e nos equipamentos de todos os seus colaboradores.
 

Maior oportunidade de colaboração

Os serviços na nuvem também são ideais para fins de colaboração e gestão de equipes de vendas, por exemplo.
 
Eles permitem que várias pessoas editem, colaborem entre si e possam compartilhar informações na nuvem em um único arquivo ou documento, ao mesmo tempo.
 
Você não tem que se preocupar com o monitoramento da versão mais recente ou o que cada pessoa deve fazer a cada etapa de um projeto.
 

Alto poder de recuperação

Em caso de perda de dados, você terá backups de todos os arquivos originais. Assim, vai ser possível restaurá-los, sem deixar sua empresa inativa por conta de alguma informação perdida temporariamente.
 
Independentemente das demandas que sua empresa tiver, o armazenamento em nuvem pode lhe trazer uma infinidade de vantagens, aumentando sua competitividade e potencializando suas operações e rotinas.
 

Quer conhecer algumas ferramentas para facilitar ainda mais o seu trabalho em nuvem? Pois confira agora mesmo as soluções oferecidas pela Safetec! E, se tiver qualquer dúvida ou comentário sobre o compartilhamento de informações em nuvem, fale conosco! Teremos o maior prazer em te ajudar! 

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Por que usar o compartilhamento de informações na nuvem? 

Claro, em um país como o Brasil, provavelmente argumentaremos que há exigências burocráticas que ainda nos obrigam a utilizar equipamentos completamente obsoletos no contexto atual da tecnologia.

Em alguns lugares, ainda se usa fax nas empresas, disquete, scanner e outros.

Em certos aspectos, isso está correto. A CAIXA, por exemplo, ainda entrega ao seu contador um arquivo da conectividade social das empresas que deve ser gravado em um disquete (alguns contadores mantêm essas relíquias apenas para atender a esse absurdo).
 
Muitos bancos também exigem o envio de cartas redigidas à mão “via fax”, para fechamento de contas ou resgate de alguns produtos e serviços.
 
Está certo, você pode manter aquele seu aparelho de fax para essas emergências. Mas a pergunta que cabe aqui é a seguinte: por que você ainda o está utilizando? (Aliás, como funciona o fax?).

compartilhar informações na nuvem

Muitos empresários resistem ao avanço tecnológico. Não se trata de teimosia. As razões geralmente são duas:
  • Eles não veem ganhos de produtividade ou em economia decorrentes do emprego de novas tecnologias.
  • Eles consideram que o investimento nelas não é justificável.
Bem, as duas razões são basicamente a mesma. Empresários não enxergam um retorno provável para os investimentos que teriam de fazer em novas tecnologias e métodos de comunicação.
 
Isso na vida empresarial, e quanto ao pessoal?
 
Na verdade, hoje em dia, não há como agilizar sua vida sem compartilhar informações na nuvem. Confira:
 

Tempo é dinheiro, mesmo

A frase é um belo chavão. Contudo, a despeito de a usarmos, nossa realidade salarial ou de renda não nos permite enxergar, muitas vezes, o ganho de tempo como algo que gera economia, eleva a lucratividade e permite ganhos maiores.
 
Todos usam a máxima, mas poucos veem horas a mais ou menos como dinheiro a mais ou a menos.
 
Isso é particularmente verdade quando tomamos minutos ao invés de horas – ninguém vê claramente o quanto minutos a mais ou a menos podem influenciar os resultados financeiros de uma empresa.
 
Quando colocamos essas rotinas em uma tabela, contudo, enxergamos com maior clareza o quanto de tempo é possível perder com o envio e recebimento de um único documento.
 
compartilhar informações na nuvem
Agora, você pode evitar todos estes gastos, basta compartilhar informações na nuvem, veja os prejuízos:
 
Suponhamos que um funcionário seu, em média, custe R$ 60,00 para sua empresa. O “custo de envio” de documentos, nos últimos 30 anos, passou de R$ 120,00, para R$ 60,00, posteriormente para pouco mais de R$ 10,00 e finalmente não mais do que R$ 2,00 ou R$ 3,00, nos últimos 5 ou 10 anos, com o advento da internet.
 
O compartilhamento de informações na nuvem, entretanto, quebrou completamente o conceito de gasto no envio e compartilhamento de documentos – não há mais envio, já que tudo está disponível online para todos, a qualquer momento.
 
Um gasto de R$ 120,00 se tornou inexistente, e tudo por conta de pequenas modificações tecnológicas que foram sendo inseridas aos poucos na vida empresarial.
 
Para aqueles que não se adequaram ainda às novas realidades, o custo continua a existir. Quando a burocracia é maior, ele permanece mais alto.
Exemplos dessa natureza podem ser encontrados em toda a rotina de um escritório.
 
Quanto você economiza quando propostas de vendas a clientes possuem modelos prontos online? E quando seus vendedores conseguem enviar pedidos via celular, ao invés de esperar chegar até a “central” para preencher formulários?
 
Sim, é bem verdade que o governo ou entidades diversas ainda nos obrigam a utilizar tecnologias e práticas obsoletas (como o já mencionado fax de empresas), que consomem tempo e dinheiro, mas para todo o restante, somos nós mesmos os responsáveis pelo custo desnecessário.
 
 

Desgaste de imagem

Outro prejuízo e custo que muitas empresas não enxergam, decorrente do uso de tecnologias antiquadas e da resistência em investir em novas respostas e metodologias em seu dia a dia é o desgaste em termos de imagem.
 
Ironicamente, como correntistas, desprezamos hoje bancos ou serviços financeiros que não possuam atendimento online, home banking ou que nos permitam movimentar e acessar nosso dinheiro e aplicações com facilidade, a partir de um celular ou do computador, em nossa casa.
 
O que não imaginamos é que nossos clientes podem estar tendo exatamente a mesma visão de nossos negócios aos impossibilitarmos que ele possa compartilhar informações na nuvem com nosso negócio.
 
Funcionando com base em tecnologias ultrapassadas e práticas de mercado jurássicas, muitas empresas perdem clientes sem sequer saber o porquê.
 
O custo passa a ser dobrado:
  • Elas perdem em receita, com clientes buscando soluções e fornecedores mais atualizados e que atendam às suas novas necessidades de acesso e utilização;
  • E também perdem com a morosidade, usando mais horas de funcionários para desempenhar tarefas que, de outra forma tomariam minutos ou mesmo segundos.
A democratização da internet tornou empresas que não investem em tecnologia verdadeiras “ovelhas negras” do mercado.
 
Claro que a expectativa do consumidor ou cliente varia conforme o segmento, mas hoje mesmo setores mais tradicionalistas, como o de contabilidade ou escritórios de advocacia, precisam atender seus clientes de maneira mais informatizada e com compartilhamento de informações na nuvem – ou isso, ou verão sua clientela procurando alguém mais capaz e ágil.
 

Se ainda se usa faz na sua empresa, ele pode até ficar na salinha ou no depósito, para emergências.

Infelizmente, ainda temos de cumprir algumas rotinas custosas, demoradas e burocráticas, mas que fogem ao nosso controle.

Para todo o restante, ele deve ser visto apenas como uma excentricidade, aquela peça de colecionador para mostrar para clientes ou até para seus filhos, puxando um bom papo sobre “quando costumávamos enviar documentos com essa maquininha, discando para o cliente”, em vez de aproveitar ao máximo todo poder do compartilhamento de informações na nuvem.

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