Como usar o Cloud computing Google em seu negócio
(81) 3126-4100 cloud@safetec.com.br

Cloud Computing e Google são duas palavras que estão extremamente relacionadas.

Quando nos referimos à Cloud Computing, ou computação em nuvem, em português, estamos falando de uma tecnologia que permite aos usuários usar arquivos, aplicativos e programas que não estão baseados em seu computador.

Quando você usa o Waze, por exemplo, para determinar uma rota em tempo real e suas melhores alternativas, está usam dados e algoritmos que não estão no seu celular, mas baseados em algum servidor remoto (ou vários) na nuvem.

E isso é algo que o Google sempre soube fazer muito bem.

CTA-O-que-você-precisa-saber-sobre-cloud-computing-no-brasil-e-no-mundo

Veja também: Como funciona o cloud computing?

O Cloud computing no Google está sendo usado em atividades que talvez você nem imagine. Ao usar o YouTube, por exemplo.

Todos aqueles filmes, bilhões deles, nunca poderiam estar armazenados em uma máquina de sua propriedade, no entanto, você tem acesso a todos eles, rapidamente, de forma ágil e com uma busca intuitiva, com alguns cliques de seu mouse, acessando os tais servidores remotos, fazendo, assim, uso do Cloud Computing do Google, sem nem se dar conta disso.

Mas como o Cloud Computing Google pode ajudar seu negócio ou seu trabalho? Existe uma maneira de facilitar a gestão de estoques, organizar o financeiro de uma empresa, ou mesmo fazer controle de clientes?

Sim, isso pode ser feito com dois excelentes produtos que usam o Cloud Computing do Google: O G Suite, que antes era chamado de Google Apps for Work, e o Google Drive for Work.

Vamos dar uma olhada em tudo que o Google Cloud Computing pode oferecer a você e a sua empresa?

Entenda: Google Apps for Work agora é G Suite!

Como o Cloud Computing Google pode ajudar sua empresa

Como dissemos, são duas as principais opções de ferramentas do Google para dar mais agilidade na comunicação, aumentar a colaboração e melhorar o desempenho do trabalho em equipe da sua empresa. Confira!

Confira também: O que significa Cloud Computing: menos custo, mais resultado

Google Drive for Work

Imagine “o maior drive do mundo”, um em que fosse possível arquivar absolutamente tudo que você quisesse, sem limites de armazenamento. Agora pense que ele está instalado em sua máquina, aí na sua frente. Impossível?

Não! Este é o segredo do Cloud Computing Google: oferecer remotamente toda sua estrutura de armazenamento, buscas, backups e segurança da informação, sem que você tenha que manter máquinas enormes em sua empresa.

Portanto, a as vantagens são inúmeras:

  • Nada de arquivos “trancados” no computador de alguém, os documentos importantes são armazenados no Google Drive, com acesso para todos (é possível determinar níveis de acesso).
  • Chegou no cliente e descobriu que esqueceu o pendrive com sua apresentação? Acesse o Google Drive imediatamente, de onde estiver, e faça sua apresentação tranquilamente.
  • A planilha de custos (estoque, controle de clientes, fluxo de caixa etc.) agora está disponível para a consulta de todos, gerando muito mais integração e trabalho em equipe.
  • Chega de backups! Todo está automaticamente salvo no Google Drive, sem necessidade de Backups manuais.
  • Segurança: os servidores do Cloud Computing Google seguem os mais rígidos protocolos de segurança, pode ficar tranquilo!
  • Menos custos com impressão, papelada e até na manutenção de máquinas e servidores!

Além disso, você pode integrar o Google Drive for Work com outros programas que já usa em sua empresa, gerando ainda mais produtividade ao seu negócio!

G Suite: um novo jeito de falar Google Apps for Work

Quer dar um passo adiante e, além de amplo espaço de armazenamento, ter à sua disposição Editores de Texto, Planilhas Eletrônicas, Apresentação de Slides, E-mails Corporativos, Agenda, Vídeo Conferência e muito mais?

Com o G Suite, além de todas as vantagens de mobilidade, acesso remoto, diminuição de custos e aumento da colaboração entre e nas equipes, você conta com documentos editáveis em grupo, de forma compartilhada e em tempo real.

Não é preciso mais atualizar a planilha, salvar em seu computador e enviar ao Google Drive. Você cria uma planilha no Google Sheets, com todas as funcionalidades que está acostumado, define quais usuários poderão vê-la, editá-la ou apenas fazer comentários, e toda vez que for alterada, essa informação é automaticamente compartilhada com todos! E o mesmo vale para o editor de texto do Google Docs ou Apresentações.

Confira todas as possibilidades assistindo a este vídeo completo:

 

Veja um exemplo concreto de como o Cloud Computing Google pode ajudar seu negócio

A comunicação no IOR se dava unicamente por e-mails acessíveis exclusivamente pelo computador do usuário, o que não proporcionava agilidade para seu envio. Atividades como compartilhar informações com a equipe, tratar de pautas de reuniões, próximos passos ou preencher relatórios eram feitas em papel ou por e-mails.

Depois de adotar a solução sugerida pela Safetec, passando a utilizar o G Suite (anteriormente chamado de Google Apps for Work), as informações se tornaram muito mais confiáveis e acessíveis de qualquer dispositivo móvel e chegaram a criar uma intranet para a empresa, utilizando uma das ferramentas do G Suite, o Google Sites, onde todas as informações são centralizadas.

Veja mais detalhes deste CASE: IOR – Instituto de Olhos do Recife

Saiba mais