Cloud Computing: definição e como usar em sua empresa
(81) 3126-4100 cloud@safetec.com.br

Mais que um termo da moda ou uma designação em inglês para algo que poderia ser nomeado como computação na nuvem, em português, cloud computing já é mais do que uma tendência, é uma realidade que quem ainda não utiliza está ficando para trás.

Mas vamos começar entendendo melhor este conceito. Afinal, o que é cloud computing?

Cloud Computing – Definição: utilização de forma integrada da capacidade de armazenamento de arquivos nas nuvens, em outros computadores e servidores, utilizando a capilaridade da internet para permitir acesso remoto, compartilhado, e em tempo real por qualquer tipo de dispositivo integrado a rede (desktops, notebooks, tablets, smartphones etc.).

CTA-O-que-você-precisa-saber-sobre-cloud-computing-no-brasil-e-no-mundo

Como você pôde ver, esta definição de cloud computing é bastante ampla. Mas, trocando em miúdos, significa, por exemplo, que você pode verificar seus e-mails pelo telefone celular sem ter que acessar o computador da empresa, ou mesmo compartilhar uma foto no Whatsapp para que todos no seu grupo vejam instantaneamente, mesmo que sejam centenas de usuários espalhado em diversos países, bastando haver uma conexão com a internet.

Pode parecer algo corriqueiro, hoje em dia, mas é impressionante notar como o cloud computing definiu um novo padrão de comunicação entre pessoas e empresas!

Neste contexto, vamos mostrar para você como esta definição de cloud computing traz uma enorme gama de possibilidades para o seu negócio, permitindo muito mais agilidade, assertividade e, é claro, lucratividade.

Veja também: Conheça 3 tipos de cloud computing para empresas

Cloud computing: definição de vantagens para seu negócio

É evidente que uma comunicação mais eficiente, ágil e confiável, sempre trará vantagens para qualquer negócio.

E um dos fatores que mais têm se destacado entre esses benefícios às organizações são as chamadas empresas SaaS. Veja mais sobre elas.

O que são empresas SaaS?

Se você reparar na definição de cloud computing, vai perceber que se uma empresa desenvolve um aplicativo de compartilhamento de fotos, por exemplo, ela pode usar a computação em nuvem para que você compartilhe suas fotos com os amigos.

Algo assim como o Pinterest, conhece?

Mas o que interessa mesmo para as empresas são outros tipos de aplicativos, como softwares de gerenciamento de projetos, finanças, CRM, automação de marketing, contabilidade e muitos outros.

Como o acesso a estes aplicativos é feito via login e senha e, normalmente, é cobrada uma taxa mensal de serviços, as empresas que os criam e disponibilizam são conhecidas como SaaS, do inglês: Software as a Service, ou, em português: Software como um Serviço.

Outro detalhe bacana: muitos desses serviços são gratuitos em versões menos “incrementadas” ou por um certo período limitado.

O Gmail e o Google Drive, por exemplo, são serviços gratuitos por tempo ilimitado deste tipo!

Veja mais: Cloud computing: Como essa tecnologia muda o seu negócio

Benefícios do Cloud Computing

São muitos. Além de poder aproveitar todas as vantagens dos softwares citados acima, o conceito de computação em nuvem oferece uma série de vantagens:

Colaboração: como os arquivos estão disponíveis para todos, é possível trabalhar de forma colaborativa e integrando diferentes ideias e pontos de vista.

Acesso Remoto: não só de longe, mas em trânsito ou em intervalos inúteis, com um tablet ou outro dispositivo móvel, um executivo que está em um fretado voltando para casa ou esperando em um hall de aeroporto pode trabalhar como se estivesse no escritório.

Informação em Tempo Real: seja usando um CRM SaaS ou uma planilha compartilhada, qualquer informação que for atualizada estará automaticamente disponibilizada para os demais integrantes da equipe (geralmente é possível definir autorizações de acesso), garantindo dados sempre atuais e relevantes.

Agilidade na Tomada de Decisão: não só o acesso ágil a informações confiáveis, mas a possibilidade de trocar dados, planilhas, gráficos, relatórios e até mesmo conversar e fazer conferência permite aos executivos tomarem decisões com muito mais rapidez.

Backup: não será mais preciso se preocupar em fazer cópias dos arquivos e gerenciar toda uma rotina de backups. As próprias empresas que oferecem o cloud computing se encarregam disso para você.

Segurança: gigantes como Microsoft e Google não brincam em serviço. Com certeza a segurança de seus arquivos está em boas mãos!

Conhecimento da empresa: planos, apresentações, relatórios, planilhas, cadastros e diversas outras informações estarão preservadas, formando um legado de conhecimentos para sua empresa.

Custos: não será preciso comparar servidores enormes, instalá-los e fazer sua manutenção. Apenas use a nuvem!

Você pode ver muito mais que uma definição de cloud computing em nosso artigo, mas uma lista de vantagens e até a dica das empresas SaaS que podem oferecer excelentes soluções, até gratuitas, para o seu negócio.

Quer ver um exemplo prático do cloud computing sendo usado com ótimos resultados em uma empresa?

A Ampla, uma agência de comunicação, passou a se comunicar com muito mais eficiência, tanto com clientes internos como externos, ao adotar a solução de aplicativos em nuvem sugerida pela Safetec. Confira este case em detalhes: Acessar o CASE Ampla.

Saiba mais