Como funciona o armazenamento em nuvem, vantagens e como usar
(81) 3126-4100 cloud@safetec.com.br

Quer conhecer o armazenamento em nuvem e como funciona? Na verdade, não há nada de complicado em seu funcionamento, tudo é muito simples, fácil e prático. Se você sabe como salvar, editar e acessar um arquivo em seu computador, também saberá como fazer as mesmas coisas em arquivos guardados na nuvem, com a vantagem de que não estão ocupando o espaço de sua máquina e de se poder acessar esses arquivos de onde estiver, além de compartilhar facilmente com outras pessoas, entre diversas outras funcionalidades.

E o armazenamento em nuvem funciona tanto para o trabalho quanto para sua vida pessoal. Sabe aqueles milhões de fotos que você tira, juntando cada vez mais todos os dias, e que ficam acumuladas em celulares e máquinas fotográficas digitais? Às vezes você até baixa algumas fotos do celular e só baixa as da máquina digital quando ela está lotada. Mas ocupam um espaço enorme no seu PC. Que tal enviar tudo isso para a nuvem, organizar em álbuns, com datas e comentários, e poder ver suas recordações sempre que quiser e de onde estiver? Use a nuvem!

E o mesmo se aplica para arquivos do seu trabalho, como planilhas, documentos de texto, arquivos de apresentação de slides e muitos outros!

Sem falar em aplicativos e programas que podem ser acessados pela nuvem e você usa tranquilamente em seus dispositivos. Toda vez que você usa o Waze no trânsito ou acessa o LinkeIn, por exemplo, você está usando um aplicativo armazenado na nuvem. Viu como o armazenamento em nuvem funciona?

Mas vamos ver mais alguns detalhes sobre armazenamento em nuvem e como funciona.

Veja mais: Descubra os 6 principais benefícios do armazenamento ilimitado de arquivos na nuvem

Como funciona o armazenamento em nuvem

É muito simples. Algumas empresas especializadas e altamente tecnológicas, como Googe e Microsof, mantêm enormes servidores onde os arquivos são armazenados da mesma forma que você os armazena em seu computador, só que a quilômetros de distância de onde você está.

E como você acessa esses seus arquivos, agora tão longe? Hora: você usa a internet, digita um login e uma senha de segurança para se conectar à sua conta (igual quando você entre no facebook ou em outra mídia social) e acessa os seus arquivos nessas máquinas distantes muito rapidamente!

E pode ficar tranquilo! Para garantir a segurança dos seus arquivos, a maioria das empresas que oferecem esses serviços guarda os seus dados em duplicidade, isto é: os arquivos são salvos mais de uma vez e, muitas vezes, em servidores diferentes. Assim, se um deles não estiver funcionando, ele automaticamente achará o arquivo para você no outro servidor, sem que você nem note isso.

Outro truque dessas empresas é “quebrar” os arquivos em pedaços menores e guardar uma parte em cada lugar, evitando que alguém não autorizado consiga acessá-los indevidamente e, além de tudo isso, os dados podem ser criptografados!

São inúmeras as vantagens do armazenamento em nuvem e de como funciona em seu dia a dia!

Veja também: Como definir o provedor cloud para a empresa?

Vantagens do armazenamento em nuvem

Segurança

Como você viu, a segurança do armazenamento em nuvem funciona muito bem. E sua empresa não precisará investir em tecnologias de proteção de seus arquivos e se preocupar com ataques de rackers, está tudo protegido lá na nuvem!

Backups automáticos

Outra vantagem: nada de ficar salvando tudo em duplicidade em seus servidores, seus arquivo estão na nuvem.

Seus arquivos em qualquer dispositivo

Seja no computador do trabalho ou de sua casa, e mesmo de um amigo, no tablet, no laptop ou no smartphone, seus arquivos sempre estarão ao seu alcance, basta se conectar à internet.

Mobilidade

Se você pode se conectar de qualquer dispositivo, significa que você também pode se conectar de qualquer lugar que estiver!

Colaboração e trabalho em equipe

Armazenando seus arquivos na nuvem você poderá compartilhá-los muito mais facilmente com seus colegas de trabalho, trazendo mais agilidade e produtividade.

Confira: Colaboração agora está no topo da lista dos benefícios da computação na nuvem

Não precisa instalar

Muitos programas que são acessados pela nuvem vão beneficiar você, como editores de texto, planilhas eletrônicas, softwares de gestão e CRM e muitos outros. E por estarem na nuvem, você não precisa instalar nem atualizar.

Sem custos de manutenção e de compra de equipamentos

Se você não precisa mais de um servidor enorme para armazenar arquivos, os custos de compra e manutenção vão diminuir drasticamente.

Agora que você sabe mais sobre o armazenamento em nuvem e como funciona, que tal passar a usá-lo em sua empresa e no seu dia a dia

A Safetec usa o melhor da computação em nuvem para auxiliar empresas e organizações. Confira o Case da Ampla em que nosso cliente conseguiu integrar seus dados proporcionando mais mobilidade e segurança nas informações.

Saiba mais