6 vantagens do armazenamento em cloud ☁ para sua empresa
(81) 3126-4100 cloud@safetec.com.br

Um dos temas mais comentados no mundo todo, e que muitos profissionais já o abordam como estratégia competitiva, é o armazenamento em cloud.

Já é sabido que um servidor de arquivos na nuvem agrada a “gregos e troianos”, atendendo às necessidades dos pequenos negócios e grandes corporações, com sua possibilidade de escalabilidade, disponibilidade e confiabilidade.

É provável que, até o final da década, ela se torne um paradigma computacional. Não falaremos mais o termo cloud computing ou armazenamento na cloud, mas apenas computing, tornando-se um modelo natural de pensar em computação. Mas para conquistarmos um império, temos que enfrentar muitas barreiras no caminho.

Para que você entenda melhor todos os benefícios que o armazenamento em cloud pode trazer para sua empresa, apresentamos diversas de suas vantagens detalhadamente, acompanhe.

Saiba mais: Cloud advisor em serviços de cloud computing: como funciona?

6 incríveis vantagens do armazenamento em cloud

Muitas empresas ainda usam premissas errôneas que freiam a adoção do armazenamento em cloud, como a incerteza quanto à sua segurança.
 
Mas você se lembra dos primeiros passos do comércio eletrônico? Naquela época, todos desconfiavam em usar um cartão de crédito pela internet. E ver um extrato bancário pelo Internet Banking? Nem sonhávamos com essa possibilidade.
 
Hoje, todos esses receios foram vencidos, e utilizamos esses serviços de computação em nuvem naturalmente. A seguir, conheça seis benefícios da nuvem, incluindo sua segurança, que certamente acabará com o seu receio de consolidar esse modelo.
 

1. Acesso Móvel

Vai viajar para outro país e quer levar seus documentos com você? Isso não é problema. Sendo armazenados na nuvem, você pode acessá-los em qualquer lugar que possua conexão à internet.
 
A nuvem disponibiliza o acesso universal à computação de alta potência, com recursos de armazenamento em servidores de arquivos na nuvem para qualquer usuário com um dispositivo, seja computador, smartphone ou tablet, com acesso à rede.
 
Sem o armazenamento na cloud, você teria que utilizar HDs externos para guardar dados importantes da empresa, correndo o risco de perde-los por roubo ou danos no aparelho.
 

2. Alta Colaboração

Para muitos funcionários de empresas, o trabalho colaborativo é um dos melhores benefícios que a nuvem pode oferecer.
 
No Google Drive for Work, vários usuários podem ter acesso aos documentos de um projeto simultaneamente, e quando há edições, as modificações aparecem automaticamente na tela dos outros usuários que estão utilizando o documento.
 
Voltando à sua viagem, como você faria para se comunicar com sua equipe está dentro da empresa? Você teria que se manter contato apenas por telefone, e-mail e redes sociais, não podendo acompanhar o andamento da empresa.
 
Com a nuvem, é possível melhorar muito a comunicação interna na empresa, realizar reuniões e conferências online através de Hangouts, mesmo que você esteja no outro lado do mundo.
 

3. Escalabilidade

Preocupado com o espaço para armazenamento em cloud? Com o crescimento da demanda na sua empresa, será necessário fazer um grande investimento de capital em máquinas físicas.
 
Mas com o novo modelo de computação em cloud, você pode executar tarefas que necessitam de computação de alto desempenho utilizando milhares de servidores na nuvem.
 
Em outras palavras, você executará tarefas muito maiores na nuvem do que em um servidor, e sem gastar muito por isso. A capacidade de armazenamento de arquivos em nuvem é ilimitada, e basta alocar mais um disco para aumentar seu espaço em disco.
 

4. Baixo Custo

Armazenamento em cloud computing é sinônimo de economia, pois reduz custos de aquisição, entrega e manutenção do poder computacional. Ao invés de investir em uma infraestrutura complexa e de alto custo, você pode comprar apenas os serviços de computação necessários para o seu negócio.
 
É possível contratar servidores apenas para suprirem um pico de utilização e, posteriormente, dispensá-los quando não forem mais necessários. Anos atrás, comprar um servidor de última geração certamente estaria fora de cogitação para um negócio com poucos colaboradores.
 
Hoje, seus dados podem estar rodando no mesmo servidor que os de uma multinacional.
 

5. Segurança Total

Diferentemente da computação tradicional, onde uma simples falha no disco rígido pode excluir todos os dados de seu negócios, um computador ou dispositivo móvel com problemas na nuvem não afeta o armazenamento de informações.
 
O que aconteceria caso seu computador fosse roubado ou travasse durante seu trabalho? Todos os dados seriam perdidos, resultando em uma grande “dor de cabeça”. Na nuvem, mesmo que esses problemas ocorram, seus documentos permanecerão intactos.
 

6. Super Maximização de recursos

Se o seu departamento de TI estiver sobrecarregado, a computação em nuvem pode aliviar a carga de trabalho intensa.
 
Com isso, a equipe fica livre para trabalhar em tarefas relacionadas a negócios, e livra-se de pesadelos como falhas de rede. E caso você adote servidores físicos em sua empresa, com certeza terá custos maiores com manutenção, treinamento de funcionários e atualizações de softwares. Com um servidor de arquivos na nuvem, tudo isso é reduzido.

Veja também: Como coordenar uma equipe de trabalho de ti com a nuvem

Gostou dos benefícios gerados pela computação em nuvem? Contate agora mesmo a Safetec, uma empresa que poderá ajudar você na jornada de inovação, rumo ao armazenamento na cloud.

Saiba mais