Caso de sucesso Salesforce: Magnum Tires e Safetec
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O sucesso não cai do céu, não acontece da noite para o dia e nem aparece como uma surpresa ou um sorteio – pelo menos na maioria dos casos. Para isso, trabalho, esforço e uma estratégia bem amarrada são fundamentais para o alcance dos resultados.

A Magnum é uma empresa pioneira na importação e distribuição de pneus e câmaras de ar para todo Brasil, já está no mercado há mais de 25 anos e atualmente está presente em todo Brasil.

Mesmo com todo o crescimento exponencial, a Magnum precisou se reinventar para alcançar ainda mais resultados, e tinham alguns desafios a serem solucionados, como:

  • Oferecer uma experiência de vendas simples e ágil à todos os consultores no Brasil
  • Otimizar seus processos de negócio para dar celeridade às vendas
  • Implantar uma solução em nuvem que fosse personalizável
  • Integrar a nova plataforma ao seu complexo ERP
  • Eliminar a baixa produtividade de vendas e aumentar a carteira de clientes

Diante deste cenário, a Magnum contou com a expertise da Safetec em identificar carências de negócio e utilizar a tecnologia como meio de resolvê-las e apostou na escolha da Salesforce, a plataforma líder mundial de CRM. Os resultados foram fantásticos, superaram as expectativas.

Como eram feito os pedidos antes da Salesforce?

Entender como funcionava a rotina dos processos é fundamental para o reconhecimento do benefício proporcionado pela a plataforma.

Autonomia ao vendedor

A Magnum tinha uma uma equipe composta por mais de 100 consultores espalhados pelo país, e queria oferecer autonomia para que pudessem efetuar seus próprios pedidos, e não mais depender de um outro departamento para fazê-los.

Para efetuar uma venda, o consultor enviava um e-mail com os pedidos para uma central. Mas isso era um grande gargalo: Uma média de 150 vendedores enviando diversos e-mails por dia com diversos produtos, a cada pedido.

Vamos supor que cada vendedor enviasse 10 pedidos por dia, bem, ao final do dia, essa equipe teria recebido 1.500 pedidos. Esse processo deixava o tempo do pedido mais longo, assim como possibilitava erros no processo.

Agora, com a Salesforce, os próprios consultores imputam seus pedidos para a plataforma, na hora da venda, que automaticamente já faz a análise e aprovação da maioria dos pedidos.

“Com a chegada do sistema, nós ganhamos muito com a agilidade dos processos, velocidade, assertividade e facilidade de análise”.

– Luciano Guedes, Coordenador de Venda Direta

Mobilidade

Segundo pesquisas da Unisys, cerca de 450 executivos em 13 países incluindo o Brasil, conseguiram reduzir custos consideráveis e tiveram um aumento de produtividade de 84% através da mobilidade. E é claro que a Magnum quis também fazer parte dessa fatia de mercado.

Após a implantação do CRM da Salesforce, além da autonomia conquistada pelo time comercial da Magnum, a empresa também ganhou em produtividade. Hoje, os consultores atuam onde quer que estejam. Eles têm acesso garantido de qualquer dispositivo móvel, seja desktop, notebook, tablet ou smartphone.

Essa mobilidade só foi possível porque a plataforma da Salesforce tem a tecnologia em nuvem como base. E esse também foi um dos fatores decisivos para a implementação do CRM da Salesforce na empresa.

“Com a ferramenta da Salesforce, o vendedor pode efetuar um pedido estando em qualquer lugar, seja no cliente, na rua ou num café”.

–Antônio Araújo, Diretor Comercial

Integração ao ERP

A plataforma de CRM precisava ter integração com o sistema de ERP da empresa, para evitar o retrabalho e aumentar a produtividade do time. Não fazia sentido ter que imputar a mesma informação, duas vezes, em dois sistemas diferentes.

No CRM fica registrado toda a interação do vendedor com o cliente, como visita, ligação, propostas, trocas de e-mails. Agora, com apenas alguns cliques, por causa da integração, o cadastro é automaticamente enviado o ERP, que já devolve a informação de aprovação ou recusa da venda.

Com isso, a Magnum conseguiu otimizar seus processos de negócio para dar celeridade às vendas, eliminar a baixa produtividade, aumentar a carteira de clientes e obter mais resultados.

“O aumento da produtividade da nossa equipe foi em torno de 40%. Hoje eu tenho mais tempo da minha equipe para trabalhar em novos projetos e melhorar nosso serviço junto a nossos clientes”.

– Antônio Araújo, Diretor Comercial

Confira os melhores detalhes deste caso de sucesso no vídeo abaixo:

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